quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O "Drop" de Contador


Na altura do lançamento do vídeo que serve complemento à música “Drop”, música essa que fará parte do mais recente EP dos Gala Drop, “Overcoat Heat”, apetece-me falar de António Contador o homem por detrás do vídeo de que se fala. A arte de António Contador fará para alguns, parte de uma elite por vezes perversamente ególatra. Para os restantes, os projectos de António Contador são construções heurísticas onde o artista incorpora referências externas que se imiscuem nessa mesmas construções.
O projecto de António Contador “Nossa Senhora de Fátima Machine” realizado em colaboração com Calhau! é talvez o projecto com maior visibilidade fora de um certo circuito restrito. O projecto “Nossa Senhora de Fátima Machine” foi disponibilizado na altura do seu lançamento pela editora Merzbau. No projecto referido anteriormente António e Calhau! desconstroem um dos símbolos intrínsecos da nossa portugalidade.
Voltando ao vídeo que me levou a António Contador em primeiro lugar, “Drop” é construído através do arquivo de filmes super 8 de António Contador. O vídeo de “Drop” faz-se entre ondas e loops que nos atravessam de uma ponta à outra entre grãos de areia que se metem nos dedos dos pés.
Quanto à música dos Gala Drop a viagem é até lugares tropicais que comunhão com o sonho românticos encaixa perfeitamente nas paisagens da história de António Contador.

Sem comentários: