terça-feira, 26 de julho de 2011

Entrevista com as Pega Monstro


São duas irmãs, são Lisboetas, fazem parte da Cafetra Records e têm uma música sobre Paredes de Coura. Dão pelo nome de Pega Monstro e lançaram recentemente o ep “Juno-60 Nunca Teve Fita” conjunto de temas gravados no ano passado. Desde o ep já tocaram no Milhões de Festa e fizeram furor entre esquinas e travessas onde frases como “Ó Bernardino tu de Fachada não tens nada” ainda ecoam.

Começando pela pergunta da praxe, quem são as Pega Monstro?
A Maria (17 anos), que é guitarrista e vocalista, e a Júlia (19 anos), que é baterista e também canta umas coisas. Somos irmãs.

As Pega Monstro nasceram d’Os Passos em Volta, como foi a passagem desse projecto para as Pega Monstro?
Foi uma passagem natural. Algum material de som veio para a nossa casa e começámos a tocar as duas. Mas ainda estamos com Os Passos em Volta, vai sair um álbum brevemente.

Como foi a experiência de gravar o ep O Juno-60 Nunca Teve Fita? E já agora podem fazer alguma luz sobre a referência obscura ao Juno-60.
Foi divertido, nunca tínhamos gravado em estúdio e foi fixe fazê-lo com o João Chaves. É uma piada que não pode ser desvendada.
A estética noise está muito presente nas músicas que conhecemos da banda, existe uma identificação da vossa parte com outras bandas Lo-fi? E como funciona a criação artística na vossa banda?
Sim, existe essa identificação. O material que utilizámos não permite um som muito limpo, e por isso, diríamos que é, ao mesmo tempo que um opção estética, uma necessidade.

A simplicidade parece ser o vosso mote, esta simplicidade está para ficar ou já existem planos para um crescimento do projecto.
Não sabemos muito bem responder a esta pergunta, porque é uma coisa que vai acontecendo, com as músicas que vão sendo feitas.

A vossa editora Cafetra Records segue uma tradição DIY, como funciona toda a editora como a interacção entre as bandas, a produção, a distribuição e o design dos posters da editora.
Somos todos amigos e interessados, e costuma funcionar bem. Cada um tem o seu papel, fazemos o que queremos e podemos.

Quais são os planos para o futuro da banda? Já existem planos para um longa duração e depois de Paredes de Coura qual será o festival representado num futuro projecto.
Existem planos, mas ainda não passam muito de planos. Para já, vamos lançar o álbum de Passos e tencionamos tocar ao vivo. Não sabemos, não é algo pensado e planeado. É o que vier.

Sem comentários: