terça-feira, 12 de junho de 2007

Eles são um Maxïmo!!!


Embora tenha sido nos primeiros anos deste novo milénio que tenha surgido uma nova vaga de bandas inspiradas pelo movimento Post-Punk dos anos oitenta, estas bandas parecem fazer parte do movimento datado a quando da escrita deste artigo. Mas parece ter havido uma banda vinda deste movimento que conseguiu passar o teste do segundo álbum.
Os Maxïmo Park são uma banda vinda de Newcastle em 2000, que se deu a conhecer na mesma altura de várias outras bandas com um som revivalista. O primeiro álbum desta banda “A Certain Trigger” de 2005, passou despercebido devido nomes como Franz Ferdinand e Futurheads que faziam a algria dos fãs na altura. Quando em 2007 dei de caras com o segundo álbum desta banda de Newcastle, admito não ter ficado muito empolgado em parte por desilusões com outras bandas que não passaram o teste do segundo álbum. Quando finalmente dei uma oportunidade a estes rapazes, posso dizer que fiquei surpreso, o que encontrei não foi mais do mesmo, muito pelo contrário foi um segundo algum com muita energia a mostrar finalmente ao mundo o que esta banda tinha para dar. Neste álbum é impossível esquecer donde estes rapazes vieram, o sotaque não engana eles são mesmo ingleses e pertencem à nobreza da Britpop uma prova disso foi a sua actuação nos NME Music Awards onde toda a Britpop se junta. Neste segundo álbum por lado damos por nós a lembrar Morrissey e Johnny Marr em algumas das canções por outro encontramos também têm aquela energia electrizante das bandas desta geração como por exemplo os Art Brut.
Eles fazem parte do movimento do Post-Punk revivalista mas não encontramos no seu som nenhuma da melancolia de uns Joy Division, talvez eles sejam uns Interpol com mais energia.
Neste novo álbum os Maxïmo Park adoptam um estilo mais Art Rock onde se continuam a ouvir as comuns guitarras angulares, mas para além disso ouvem-se boas músicas de rock que já não se pensava poder ser tão sincero. O álbum começa com “Girls Who Play Guitars” uma música onde Paul Smith e o seu chapéu de coco mostram que são capazes de se divertir. Mas é “Our Velocity” que marca o ritmo do álbum e é um ritmo bastante acelerado. Com “Books From Boxes” mostram o talento, mostrando que não são mais uns, são os Maxïmo Park.
Os Maxïmo Park para além de terem passado o teste do segundo álbum passaram também o teste do tempo ao mostrarem que talvez ainda não seja o fim deste movimento fadado a acabar.

Sem comentários: