sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pintura Moderna


Pintura Moderna
é o nome do segundo álbum do duo português Aquaparque. Este segundo álbum tal como o primeiro trata-se de um álbum Pop, pensado de fora para dentro. Quando se fala em Pop no caso dos Aquaparque não se refere um produto de consumo rápido, mas de uma delícia cabal.

As construções caleidoscópicas das músicas e sua estética continuam a fazer sentido com a voz eufórica do Magina da banda. As paisagens lúdicas criadas pelos sintetizadores deste duo, são terrenos que nos levam até momentos de uma história recente. Num turbilhão de referências e explosões de puro génio os Aquaparque passeiam-se tanto pelos anos oitenta de Bryan Ferry e GNR como pelo chillwave de Ariel Pink. Tendo sempre a certeza de que o que se ouve em Pintura Moderna é criatividade pura.

Em termos formais os Aquaparque partilham a técnica com por exemplo Toro Y Moi construiu o seu primeiro disco, uma espécie de corta e cola. Contudo os Aquaparque mostram aqui que o todo é deveras superior às partes que o compõem.

Embora a estética possa nos levar até Brooklyn, existe qualquer coisa na génese das suas canções que nos revela uma alma lusitana. Embora nas suas músicas se oiçam sons que nos transportam para terras mais distantes na sua genética estão coisas como o Variações.

Os Aquaparque nunca se perdem em preocupações de uma busca de uma estética da novidade resolvendo sempre as suas canções recorrendo à qualidade da composição do duo.

Chegado ao fim desta sedutora experiência é bom concluir que Pintura Moderna é um dos maiores tratados da Pop dos últimos tempos, sendo que o que a Pop precisa é da criatividade destes senhores.

Sem comentários: