quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os dois Frank Gallagher


A série Shameless foi criada e escrita em grande parte por Paul Abbott, a série é semi-autobiográfica e conta a história da família Gallagher e dos personagens que se vêem envolvidos nas desventuras dos membros desta família. O criador da série Paul Abbott utilizou a suas experiências de crescer em Burnley com uma família disfuncional e um pai alcoólico para escrever o argumento da série.

Shameless retrata a vida de Frank Gallagher um patriarca da família e um alcoólico inveterado que aliena os seus seis filhos. Com um pai ausente e uma mãe que no inicio da série não se lhe conhece morada, a filha mais velha Fiona assume a posição de matriarca da família organizando entre os irmãos um sistema de sobrevivência num meio hostil.

A escrita mordaz e o desempenho de David Threlfall enquanto Frank Gallagher rapidamente, fez desta sério um sucesso de culto. Manchester serve de pano de fundo acrescentando profundidade aos diversos personagens. A fragilidade desta família e a tenção subliminar que se sente e entre os personagens e que preconiza uma espécie de combustão espontânea cria uma ligação desde o primeiro momento do público a estes personagens. Embora os temas mais sórdidos já tenham sido representados neste “dramedy” de Paul Abbott a série nunca cai na tentação do choque por si mesmo. A verdade é que as múltiplas camadas de cinismo escondem uma profundidade que se sobrepõe ao estilo alcançando um nível estético de altíssima qualidade.

Criada em 2004 a série já conta com 8 temporadas, durante estas 8 temporadas a maioria dos filhos de Frank Gallagher de uma maneira ou outra cresceu para lá da influência do seu alcoólico pai. Deixando Frank Gallagher cada vez mais como a espinha dorsal da série. Tendo Shameless se tornado num sucesso ao longo destas oito temporadas é normal o interesse apresentado pelas estações norte americanas para um remake na série.

Os primeiros rumores davam a HBO como a possível responsável pelo remake da série, tendo John Wells como o homem que iria trazer a série de Manchester para a América. A verdade é isso não se veio a concretizar tendo John Wells mudado a produção da série para o canal norte-americano Showtime, responsável por séries como Weeds ou Californication.

Sem querer analisar a validade do remake enquanto expressão artística, a comparação entre as duas versões é obrigatória.

A primeira análise aos trailers apresentados não me entusiasmaram, a transferência do conceito das ruas de Manchester para Chicago não parecia bem conseguida. As idiossincrasias da televisão norte americana substituíram os personagens de Chatsworth por versões que pareciam ter saído de Hollywood em vez dos bairros sociais de Chicago.

A verdade é que o piloto surpreendeu pela positiva começando por William H. Macy que aparece transfigurado num Frank Gallagher que por vezes roça a actuação David Threlfall. Outra surpresa veio da química apresentada pelos filhos de Frank que conseguem recriar a química da série original. A narrativa do piloto segue sempre muito próxima da narrativa do original.

Depois do piloto seguiram-se mais onze episódios onde a série se tornou também um sucesso para o público norte-americano.

Depois de no primeiro episódio terem sido utilizados os créditos da série original, os criadores da série decidiram criar um novo genérico para a série. O novo genérico responde a todas questões da série no mesmo nível que a viagem de Tony Soprano por Seattle.

Este foi o primeiro sinal da tentativa de John Wells de criar uma identidade própria para a série. A série começou também a criar novas linhas narrativas que completassem a teia original. A verdade é que é aqui que a versão norte americana não consegue viver por si só, nunca encontrando o equilíbrio entre a narrativa original e nova. Nunca saindo da zona de conforto e também não sendo capaz de repetir com perfeição a trama original.

Um dos pontos onde as suas séries divergem é a representação dos ambientes e dos personagens, enquanto na série original tudo é cru e naturalista, na versão de John Wells os cenários por vezes parecem demasiados artificiais e fabricados.

Nesta nova versão dois personagens conseguiram ganhar a sua independência, os personagens de William H. Macy e Joan Cusack atingiram um realidade própria. O Frank de William H. Macey possui as suas idiossincrasias, revelando uma alma própria do personagem.

Enquanto série autónoma a versão norte América consegue viver e atingir uma qualidade acima da média com os seus fortes personagens, contudo comparando as duas esta não consegue no entanto atingir o nível de qualidade da série original. Espera-se no entanto que na segunda temporada já confirmada, John Wells consiga romper com o original de Paul Abbott e criar uma série autónoma.

Sem comentários: