sábado, 2 de janeiro de 2010

O Cinema da Última Década #2


I´m Not There
Todd Haynes, 2007

Depois de ter brincado com a persona Ziggy Stardust no filme Velvet Goldmine. Todd Haynes volta ao mundo da música neste caso a música folk e pega na sua maior personagem. Bob Dylan pessoa fica de fora, é a sua personagem ao longo dos anos que aqui é dissertada. Bob Dylan desmultiplica-se nos actores que dão vida a uma das mais complicadas vidas da cultura pop.






There Will Be Blood
Paul Thomas Anderson, 2007

Este drama junta o talento de Paul Thomas Anderson com o génio de Daniel Day-Lewis. Daniel Day-Lewis numa das suas mais inspiradas actuações da década mostra-nos uma personagem multidimensional, um homem que não olha a meios para atingir os seus fins. A história de como o petróleo fundou a América.






Good Bye Lenin!
Wolfgang Becker,2003

Neste filme vemos a luta de um rapaz para manter a integridade da Alemanha de leste numa sociedade pós queda do muro, para uma mãe que ainda acredita do sonho da Alemanha de leste.






The Darjeeling Limited
Wes Anderson, 2007

Este filme de 2007 marca o regresso de Wes Anderson ao tema da família. O filme conta a história de três irmão presos em si próprios, encontram-se numa viagem por uma Índia que desconhecem numa busca pela sua mãe. Não podemos esquecer a curta Hotel Chevalier que serve de prólogo para o filme.






Persepolis
Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, 2007

A critica politica da história recente do Irão. Baseada no graphic novel autobiográfica de Marjane Satrapi.







Last Days
Gus Van Sant, 2005

A história de um artista desiludido perdido para o mundo que o rodeia. O filme vive dos seus longos palmos e curtos diálogos. A última peça da trilogia da "morte" da qual fazem parte os filmes Gerry e Elephant. Aqui a música mistura-se com as imagens criando várias camadas de sentimentos.

Sem comentários: