sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Nada "Contra"


Contra é o sucessor do álbum homónimo dos Vampire Weekend, é o segundo álbum desta vez menos exuberante e festivo mas nem por isso irreconhecível.
Os Vampire Weekend tiverem de enfrentar o difícil desafio do segundo álbum, para vencerem este desafio hercúleo os Vampire Weekend pegaram no seu álbum original plagiaram-no e de seguida metamorfosearam-no em algo novo onde ainda se reconhecem alguns laivos do primeiro álbum mas o álbum é todo novo.
Contra é portanto uma continuação à aquilo que já haviam feito antes, uma continuação mais pensada e refinada. Não se preocupem aqueles que temiam que a euforia do primeiro álbum fosse acontecimento único. Contra não é desprovido de euforia a prova disso está na loucura rítmica de “Cousins” ou em “Run”.
Estes universitários foram às aulas e aprenderam novas técnicas misturando a electrónica com os sons de africa. Neste álbum ouvimos menos guitarras, a sua falta é compensada pelos sintetizadores usados no máximo nas loucuras electrónicas de um álbum que ironicamente se copia a si próprio. Em Contra nada é tão imediato como no seu antecessor, embora não seja um álbum complicado longe disso as músicas de Contra são mais requintadas e comedidas.
Em “Diplomat Son” M.I.A. vem aquecer a festa e em “Califórnia English” a loucura vocal de Ezra Koeening é ajudada por algum auto tunes.
Para aqueles a quem o primeiro álbum não encheu as medidas talvez Contra seja uma segunda hipótese para se apaixonarem pelos ritmos africanos destes indies pós-universitários pré-lendas.

Sem comentários: