quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Sound and Vision


Em 1976 David Bowie gravava em Berlim o álbum que daria inicio aquilo que iria ser como a “Trilogia de Berlim”. Bowie fugira para Berlim no verão de 1976, para trás deixara um rol de dependência mais especificamente à sua doentia adição à cocaína que levava em rota de colisão com uma morte precoce. Era na ressaca de tudo isso que Bowie retirava a maquilhagem que o havia acompanhado desde o princípio da sua carreira criava o álbum “Low”.
Este álbum tinha sido precedido por “Station to Station” onde Bowie tinha criado a sua última grande personagem The Thin White Duke, Bowie passava assim de um soul plástica para algo completamente diferente.
Foi no ambiente fervilhante de Berlin da década setenta que Bowie juntamente com Tony Viscontti constrói aquilo que viria a se tornar “Low”, na criação de “Low” é impossível esquecer a presença de Iggy Pop o homem que acompanhara Bowie até Berlin. Nesse mesmo álbum podemos encontrar a música “Sound and Vision” que é quase como uma antítese de Bowie até essa altura, o próprio nome do álbum “Low” revelava o espírito de Bowie na época. “Sound and Vision” serviu de primeiro single para “Low” mas apenas nos anos oitenta essa seria inteiramente descoberta à luz de uma nova conjuntura. O minimalismo é marca assente de “Sound and Vision”, Bowie consegue fundir numa única música o rock americano com os sintetizadores de Brian Eno e dar assim inicio aquilo que seria a música electrónica. “Low” e todos os álbuns marcados pela estadia de Berlim são álbuns fundamentais que viriam a influenciarem géneros emergentes nos anos seguintes ao lançamento de Low seria impossível pensar no Post-Punk ou até no Indutrial sem a influência de Bowie.

Sem comentários: