quinta-feira, 15 de março de 2007

Sai mais uma banda Indie pra mesa do canto



Nos últimos tempos tenho me debatido com um pensamento constante, "Mas porque é que todas as grandes bandas Indie vêem do Canadá". Pronto não é bem a assim as bandas Indies não vêm só do Canadá, a Bélgica, Inglaterra e é a claro a América são também responsáveis pela proliferação de bandas indie no mundo. Mas é incrivel o número de bandas canadadianas de músicas indie. Os Arcade Fire são o exemplo máximo da banda tipo do Canadá, são um super grupo formados por vários membros e fazem um Baroque Pop. Mas são também exemplo de bandas do Canadá os The New Pornographers, os Broken Social Scene, The Hidden Cameras, The Dears, The Constantines, Metric, The Weakerthans, Godspeed You! Black Emperor, Stars, Feist, Wolf Parade, The Stills, Final Fantasy, The Unicorns, Royal City, Cuff the Duke, Black Mountain, Wax Mannequin, The Meligrove Band, Jim Guthrie, Islands e os Sunset Rubdown.


No meu top five estão pelo menos 3 banda do Canadá.


Outra coisa que tenho vindo a pensar é como cada país tem as suas bandas típicas é como se cada país criá-se bandas indie com diferentes característica. Como já disse o Canadá é marcado pelas super bandas, mas por exemplo a Inglaterra é fértil em bandas muito ao estilo dos Oasis, bandas como os Kasabian ou os The Kooks isto deve-se pelo grande impacto que os Oasis tiveram nos anos 90 e continuam a ter. Ou aos Radiohead que servem de modelo a muitas bandas. As bandas inglesas possuem ainda hoje uma forte influência do britpop. Não quero dizer com isto que isso seja o caso geral existem imensas bandas inglesas que não se assemelham em nada ao Britpop. Em também engraçado realçar que bandas como os The Killer (era Hot Fuse) mesmo sendo americas vão beber à mesma fonte que as bandas inglesas e pareçam mais inglesas que muitas bandas vindas da terra de sua majestade.


Por sua vez as bandas américas são mais dadas ao garage rock e ao rock alternativo, como por exemplo os Strokes e os Kings of Leon. Outro país também conhecido pelas suas bandas indie é a Bélgica país dos grande dEUS.


Sem falar de vários outros países como a Espanha (Catpeople) ou a Suécia (Dungen).


No caso do nosso pequeno país as bandas consideradas mais alternativas em grande número bandas que se inserem num estilo mais post-punk ou electro Rock. Para quando uns Arcade Fire portugueses (estou a delirar não liguem).


A música como sempre é um fénomeno Universal

3 comentários:

vi disse...

muito bom, muito bom... mas é mesmo verdade, o indie canadiano tem assim um pozinhuh mágico, pena os death cab for cutie serem americanos, olha que lhes ficava melhor um rotulo canadiano (aaa qqr rotulo é melhor q o americano =P )

Arnath disse...

É uma boa observação! Eu até tiraria mais algumas elações quanto a esse curioso facto. Afinal o que conhecemos do Canadá? Creio que ao olharmos para a Inglaterra ou EUA encontramos facilmente caracteristicas culturais e artisticas, enquanto que no Canadá parece-nos um país menos marcado. Pelo menos é essa a minha visão. Apesar da sua dimensão que mais conhecemos para além das cataratas, da guarda montada e da torre CN em Toronto... Felizmente, não é só isso. Todas essas bandas acabam por ser grandes embaixadores do país. E porque nos surpreende? Porque não estamos à espera. Mas afinal, o Canadá , como bom sítio para se viver que parece ser, acaba por criar talvez um bom ambiente e condições para o surgimento de tanta criatividade.
Quanto ao nosso pequeno país, eu acho que também ele pode surpreender, não só lá fora, mas a nós próprios também. Para quando uns Arcade Fire portugueses? Não sei se serão Arcade Fire, mas algo deverá surgir, espero, em breve (se é que já não andam aí algures!)

Cumprimentos,
João

Unknown disse...

lian chupa meu pau