domingo, 25 de março de 2007

O Indie Como eu me Lembro

Está na moda ser Indie, os media e as grandes produtoras discográficas estão de olho neste novo ramo de negócio. Parece fácil pegar em bandas como os Arctic Monkeys que só foram conhecidos graças ao poder da Internet e fazer deles um sucesso em todo o mundo vendendo milhares de cópias. Mas afinal o que é o Indie será que é um estilo musical ou apenas uma palavra para descrever as cenas underground da música internacional.

O termo “Indie” é o termo que caracteriza a música independente (Independent Music). Uma das definições de “Indie” é que uma banda é uma banda Indie quando não pertence a uma das grandes labels. Ou seja as bandas Indie são caracterizadas por pertencem a pequenas companhias discográficas ou por serem as próprias bandas a produzirem a sua própria música. O espírito Indie baseia-se portanto numa filosofia DIY (Do it Yourself).

Mas “Indie” é também considerado um género musical muitas vezes confundido com música alternativa embora por vezes os dois estilos musicais apareçam juntos em várias bandas, são também responsáveis por se influenciar um ao outro. O estilo alternativo é um estilo independente da música “Indie”.

Inicio do conceito “Indie”

Durante o início dos anos 80, a palavra “Indie” estava fortemente ligada ao Reino Unido. E servia para designar um género musical que fugia aos padrões mais “mainstream” da época. Era fortemente influenciado pelo movimento C-86 no Reino Unido.

Estabelecimento do “Indie”

Nos anos 90 o “Indie” tornou-se mais abrangente, estabelecendo-se no panorama musical com crescente número de artistas e fãs que começavam a procurar música que se opusesse à música mais “mainstream” da época. Novos géneros musicais encontravam a sua representação novos artistas que apareciam artistas como Red house Painters ou Polvo.

Os Anos 2000

No final do século XX apareceu uma banda que com o seu rock característico e com a sua postura e as sua influências como The Clash, The Ramones ou Velvet Underground. Quebraram com as convenções do “mainstream” e conseguiram chegar à 2ª posição no top no Reino Unido e a 33º nos Estados Unidos. O álbum responsável por esta quebra foi o álbum “Is this it” dos The Strokes lançando em 2001 e abriu a porta para uma fornada de bandas indie nos anos 2000.


Actualmente a palavra “Indie” refere-se não ao facto de uma banda ser underground mas sim às características da música feita pelas bandas “Indie”, ou seja uma banda pode assinar um contrato com uma grande label mas continuar a fazer um som “Indie”


O género musical “Indie” pode ser dividido em duas grandes classes:


Indie Rock

O Indie Rock é género de música alternativa que deriva da música “Indie”. O termo Indie Rock é usado para descrever a música “Indie” mas com um ênfase no Rock em oposição ao Indie Pop.

O Indie Rock utiliza os instrumentos normalmente utilizados na música Rock como as guitarras eléctricas, os baixos e as baterias. Mas estes são usados de uma maneira diferente do rock comum. Para além destes instrumentos mais comuns são usados também vários instrumentos pouco comuns como por exemplo o violino.

O Indie Rock tem origem no Reino Unido e nos Estados Unidos por volta da mesma altura mas sua origem difere em ambos os países

No Reino Unido o Indie Rock aparece nos anos 80 e derivado de outros géneros musicais mais comuns na época dentre esses géneros estão o Punk, o Post-Punk e o New Wave. As primeiras bandas no Reino Unido a serem consideradas bandas Indie Rock devido ao seu estilo característico e à sua música são os The Smiths, The Stone Roses e os Jesus and Mary Chain. O Indie Rock influenciou dois géneros musicais do inicio dos anos 90 o Britpop e o Shoegazing estilos esses que iriam posteriormente influência a segunda vaga de bandas Indie Rock no Reino Unido.

Nos Estados Unidos o Indie Rock começou também nos anos 80 mas ao contrário do Reino Unido este derivou da música dos anos 70 e da sua filosofia DIY (Do it Yourself). O Indie Rock foi fortemente influenciado pelo New Wave e pelo Hardcore Punk.
As primeiras bandas de Indie Rock americanas eram caracterizadas pela distorção de sons pesados, bandas como os Husker Dü e Dinaussaur Jr. são exemplos desse uso da distorção. Outros exemplos de bandas Indie Rock eram os Sonic Youth e os Big Black que pertenciam ao movimento No Wave.
Do rock alternativo e desse movimento indie rock no final dos anos 80 nasceu o Grunge, representado por bandas como os Nirvana e os Pearl Jam. Pela primeira vez as bandas de rock alternativo haviam se tornado conhecidas do grande público. Na mesma altura inicio do anos 90 iniciou-se um movimento Lo-fi liderado por nomes como Guided by Voices e Pavement que eram contra os chamados “vendidos” dos anos 90.

Indie Pop

O Indie Pop teve início nos principio dos anos 80 no Reino Unido. Nos anos 80 deu-se o aparecimento de uma nova fornada de bandas que possuíam o espírito Pop mas seu som punha em primeiro lugar as suas guitarras leves características em vez das grandes produções usando sintetizadores como era comum nas bandas Pop da altura.

A meio dos anos oitenta as bandas começaram a soar mais Rock e a deixar o espírito Pop para trás.
Mas ao mesmo tempo uma nova vaga de bandas apareceu fazendo um som mais pop quase “infantil” denominado por Twee.
O “Indie” actualmente é uma denominação para vários estilos que derivaram do Indie Rock e do Indie Pop, são exemplos disso:

Baroque Pop – é uma espécie de Pop que não fala de coisas alegres e associa o rock ao experimentalismo, associado à utilização de uma orquestra. Ex: Arcade Fire, Final Fantasy e Broken Social Scene.

Freack Folk/New Weird América – é um psych Folk para os anos 2000 ex: Animal Collective e Devendra Banhart

Twee Pop – é um estilo do Indie Pop conhecido pelas suas melodias e letras doces mistauradas com as guitarras leves ex: Camera Obscura, Belle & Sebastian e Architecture In Helsinki

Garage Rock Revival – são bandas que vão buscar a sua sonoridade aos anos 60 e são bastante influenciados pelos blues ex: The Strokes, Kings of Leon e White Stripes

Lo-Fi – É uma mistura de guitarras distorcidas com o pop ex: Guided by Voices

Post-Rock – É um estilo que mistura uma grande diversidade de estilos musicais como o ambient, o jazz, a electrónica e o experimental. Criando um tipo de música muito denso Ex: Mogwai e Tortoise

Disco Punk – É uma combinação dos ritmos da música electrónica de dança com o estilo Punk e a sua instrumentalização Ex: !!!, Rapture

Nugaze – Deriva do Shoegaze utilizando mais os sintetizadores que as guitarras Ex: M83

Noise Pop – São bandas com a atitude Punk com som Noise tudo isto num contexto Pop Ex: Jesus and the Mary Chain

Math Rock – É caracterizado pela complexidade, ritmos atípicos, influenciado pelo rock progressivo, metal e punk Ex: 90 Day Men

IndieCore - Mistura do Hardcore, Indie Rock, Screamo e Eletronica. O estilo mistura "noise-guitars", batidas pesadas, baixos vindos do Funk, vocais gritados e sintetizadores. Algumas bandas desse subgênero incluem Rap nas músicas Ex: Test Icicles e Be Your Own Pet.

IndieTronic -Descendente da New Wave e do Eletropop, ela mistura o Pop, com o Indie e com experimentalismos eletrônicos. Ex: The Postal Service e Hot Chip

Post-Punk Revival – São bandas que vão buscar o seu som às bandas dos anos oitenta de Post-Punk juntando características do Garage Rock, New Wave e Britpop. Ex: Interpol, Bloc Party e Futureheads.

2 comentários:

PTPAC disse...

É incrível como os Pixies não são nem uma vez citados neste artigo... Muito leve...

PTPAC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.