terça-feira, 13 de março de 2007

Isto é Folk?










Mas afinal o que é que têm a ver os Animal Collective, Joanna Newsom, Devendra Banhart e Six Organs of Admittance. Para além de serem todos excelentes artistas todos pertencem a um novo movimento musical denominado por Freak Folk. Um novo género músical, um Folk para o século XXI. E quem será o Bob Dylan deste novo folk? A resposta a essa questão está no nome de Devendra Banhart. Devendra é o poeta que recupera a folk dos anos 60. Devendra Banhart é um hippie que vai buscar à natureza e à aquilo que o rodeia a inspiração para a sua música, uma espécie de minimalismo com acordes que parecem não fazer sentido mas que são fundamentais.

Voltando ao Freak Folk este possui alguns elementos do Folk Psicadélico mas são apenas alguns traços. O Freak Folk pode ser descrito como um folk psicadélico acústico. E ao mesmo tempo vai buscar aos anos 6o a dinâmica cantor/compositor. Exemplos desta dinâmica são artistas como Devendra Banhart e Sufjan Stevens.
Mas existem também bandas comos os Animal Collective que fazem um folk mais experiemental que pode parecer algum muito estranho para ouvidos pouco habituados a este tipo de música.



Bandas






Sem comentários: