sábado, 15 de janeiro de 2011

Jeff Wall - O Artista dos Espaços Esquecidos

Mimic

Jeff Wall é um fotógrafo radicalizado em Vancouver, a cidade no Canadá, escolhida por muitas das produtoras cinematográficas para filmar muitos dos blockbusters de Hollywood. Contudo a Vancouver de Jeff Wall é uma cidade diferente daquela percepcionada pela maioria dos seus visitantes. Tendo nascido e vivido desde sempre em Vancouver é obvio que a vida da cidade esteja impressa em todas a suas fotografias. Contudo as fotografias de Jeff Wall não se tratam de “snapshots” do dia-a-dia dessa cidade, para Jeff Wall as fotografias são um trabalho sobre a memória e a reinterpretação da realidade. No seu trabalho Wall apresenta os furos e inevitabilidades entre a realidade e a ficção. Os seus trabalhos baseiam-se no conceito de Wall da “arte de não fotografar”, para Wall mais importante do que procurar pelas fotografias do dia-a-dia, é procurar as imagens que se escondem na cidade, em vez de as captar a nu numa câmara fotográfica, Wall guarda essas imagens na sua memória e só posteriormente constrói uma ficção a partir dessa memória, alternando sempre as contribuições da ficção e da realidade em cada fotografia.

Detail from View from an Apartment

As suas fotografias são cuidadosamente pensadas e ensaiadas partilhando técnicas e pensamentos do cinema e da pintura Wall cria imagens que derivam dessas duas técnicas. Contudo Wall não priva na sua obra de uma perspectiva naturalista. Partindo do exemplo de “Detail from View from na Apartment”, uma das fotografias mais conhecidas de Wall. Nesta fotografia Wall não partiu de um conceito mas sim de um problema. Wall sentia que as suas fotografias de interiores pareciam demasiado fechadas e limitadas. Para resolver o problema Wall decidiu acrescentar à fotografia um exterior que proporcionaria uma saída para essa reclusão. Foi a partir deste desafio e devido à resolução encontrada por Wall que o conceito por detrás da fotografia nasceu. Escolhido o fundo que figuraria para além da janela que serviria de fuga ao interior da image. Wall contratou uma mulher a quem concedeu uma quantia monetária e a quem mandou decorar o apartamento como se fosse o seu. Deste modo Wall substituiu a possível visão ensaiada da foto por uma atitude naturalista, captando as duas mulheres no meio das suas actividades diárias. A verdade é que a componente naturalista desta fotografia não passa de uma ilusão pois toda esta componente foi fabricada sobre um ambiente completamente construído para o efeito da dessa fotografia. É nesta linha de performance e realidade que a fotografia de Jeff Wall se move.

The Destroyed Room

Outro dos trabalhos mais reconhecidos de Jeff Wall pode ser encontrado na capa do álbum “The Destroyed Room: B-sides and Rarities” a colectânea de raridades dos Sonic Youth que deve além da imagem o nome à fotografia “The Destroyed Room” de 1978 de Jeff Wall. Esta fotografia tem uma importância fundamental no seio da obra do autor, servindo de ponto de partida para o seu trabalho, estabelecendo um rumo para todo o trabalho que se seguiu a esta fotografia. Sendo quase um manifesto das intenções e do enquadramento da obra de Jeff Wall, esta fotografia é uma resposta contextualizada pelo movimento punk a um espécie de revolta e agressão à vida doméstica.

O trabalho de Jeff Wall é portanto uma viagem por entre os espaços mortos entre a realidade e ficção. É esta linha ténue e os fantasmas que viajam no meio destes espaços que aparecem representados nas fotografias de Jeff Wall.

Sem comentários: