quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Prémio Megafone 2010


O colectivo Galandum Galundaina foi o vencedor da primeira edição do prémio Megafone, o prémio que visa galardoar projectos musicais que continuam o trabalho do recentemente falecido João Aguardela, perpetuação da vitalidade da música portuguesa de raiz.
O prémio foi entregue ao quarteto mirandês no passado dia 17 no CCB, exactamente um ano após o espectáculo de homenagem ao músico João Aguardela.
Do júri que decidiu a vitória do colectivo Galandum Galundaina fizeram parte os seguintes ilustres Luís Varatojo, Manuel Halpern, Pedro Gonçalves, Ricardo Alexandre, Rui Lage, Sérgio Xavier e José Mariño.
Para além dos vecedores estavam nomeados o projecto O Experimentar Na M’incomoda e o sexteto Açoreanos Bandarra. A menção honrosa foi entregue ao projecto O Experimentar Na M’incomoda que reutiliza os trechos da tradição portuguesa e os transforma apoiando-se em processos electrónicos.
O prémio Missão foi entregue ao realizador Tiago Pereira, autor de numerosos documentários que se centram na tradição oral portuguesa. Sendo um desses trabalhos o documentário “Significado, a música portuguesa se gostasse dela própria”, cujo o trailer é apresentado abaixo.

Sem comentários: