sábado, 9 de outubro de 2010

JP Simões


O homem por detrás do escritor JP Simões, nasceu em Coimbra em 1970, anos que são muito importantes na escrita do autor. Foi membro fundador das bandas Belle Chase Hotel e Quinteto Tati. Hoje a solo escreve histórias de vidas inventadas musicadas por ritmos muito tropicalistas. Aliás mais do que um músico JP Simões é um escritor de canções na mesma veia da sua fixação Chico Buarte. Este que é o português mais brasileiro de Portugal, fez mais pela hegemonia do português do que qualquer acordo ortográfico.

Começou por tratar de histórias reais no jornalismo mas depois de seis meses na agência Lusa apaixonou-se pela ficção e desde dessa altura tornou-se num narrador das histórias de portugueses inventados em tascas e travessas reais.

Contudo ao contrário daquilo que se esperaria de um homem de letras, o seu processo criativo começa a partir do vazio doloroso até a criação da música e só nessa altura a palavra aparece.

Entre Lisboa, Coimbra e o mundo JP Simões o trovador da geração de 70 prepara-nos um novo disco de originais que se espera para breve entretanto recorda-se aqui “Boato”.


Sem comentários: