segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Óscares


A noite mais esperada por os cinéfilos espalhados pelos quatros cantos do globo foi ontem à noite. Para os portugueses essa noite começou por volta da uma da manhã. Em Los Angeles o relógio marcava as oito da noite. Antes já todas as estrelas tinham passado pela famosa passadeira vermelha num ritual onde fica confuso o verdadeiro objectivo de toda a celebração que se passa no Kodak Theatre numa noite onde o cinema devia ser o denominador comum.
Na semana que antecedeu esta noite a greve dos guionistas que se arrastava já há alguns meses terminou tornando possível assim que a cerimónia pudesse ocorrer pela octogésima vez.
E foi assim que mais uma vez os Óscares tiveram inicio, Jon Stewart o apresentador do Daily Show é mais uma vez o mestre-de-cerimónias desta noite das estrelas. Durante cerca de três horas e meia a noite decorreu sem grandes surpresas. Tudo correu conforme o guião na noite onde o conceito de estrela consegue abafar o conceito de artista.
Os irmãos Cohen foram os grandes vencedores da noite levando para casa os dois principais prémios da cerimónia, o prémio para melhor realização e o de melhor filme com “Este País não é para Velhos” (discurso já devia estar escrito desde fim das filmagens). Nestas duas categorias sentiu-se a falta de David Cronenberg que continuou a ser ignorado pela Academia. O filme “Promessas Perigosas”, que conta uma história de violência protagonizada pela máfia russa em Londres. O único representante deste filme foi Viggo Mortensen que perdeu a estatueta para o pela quarta vez nomeado Daniel Day-Lewis que ganhou o seu segundo Óscar tornando-se assim o primeiro actor não americano a receber o prémio mais que uma vez. Na categoria de melhor secundário o prémio foi para Javier Bardem que já tinha ganho todos os prémios pelo seu papel de Anton Chigurh no filme “Este País não é para velhos”.
No que se refere às actrizes os prémios forma para Marion Cotillard pela sua representação de Édith Piaf no filme “La Vie En Rose”, por sua vez a estatueta para melhor actriz secundária foi para Tilda Swinton que roubou o prémio a Cate Blancett e a sua extraordinária visão de Bob Dylan em plenos anos sessenta no filme de Todd Haynes, “I’m not There”.
A cerimónia contou ainda com a homenagem a todos os artistas que faleceram no passado ano nesta ronda o maior pesar vai para Heath Ledger.
Na cerimónia deste ano a maior surpresa foi a estatueta entregue a Diablo Cody pelo argumento de “Juno”, o filme Indie de Jason Reitman que para além do Oscar para melhor argumento estava também nomeado para melhor filme onde se apresentava como o “outsider” do grupo. A própria Ellen Page que faz papel de Juno estava corrida para o Óscar de melhor actriz principal. È importante frisar o facto deste filme despretensioso ter conseguido chegar ao ambiente tão austero dos Oscars.
Mas foi no prémio para a melhor animação que ocorreu a maior injustiça da noite o filme “Ratatouille” apoiado pelo grande estúdio que é a Pixar conseguiu derrotar o filme “Persepolis” de Marjane Satrapi que pode ser considerado um dos melhores filmes de animação da década.
No que toca aos galardões para a música nos filmes o prémio foi para “Once” que ganhou o prémio para melhor canção com a canção “Falling Slowly" derrotando assim as músicas bastante sobrevalorizadas do filme “Uma História de Encantar”. O prémio para melhor banda sonora foi para Dario Marianelli pela banda sonora do filme Atonement.
Assim acabou mais uma noite das estrelas agora já só temos de esperar mais 365 dias e rezar para que não haja nenhuma greve que impossibilite os Óscares.

Sem comentários: