terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pere Ubu


Os Pere Ubu são uma banda que conta a voz de David Thomas o único membro constante da banda desde a sua formação em 1975. David Thomas era um crítico musical que escrevia sob o pseudónimo Crocus Behemoth nome que iria acompanhar na sua carreira. David Thomas ou melhor Crocus Behemoth resolveu fazer parte daquilo que vinha a escrever e fundou então os Rocket From The Tombs uma banda que só durou um ano mas mesmo assim foi considerada como uma grande influencia do Proto Punk. Depois do final precoce dos Rocket From The Tombs Thomas e Peter Laughner guitarrista dos RFT decidiram-se juntar a outros nomes e assim formar os Pere Ubu. O nome Pere Ubu veio de uma peça escrita pelo frânces Alfred Jarry.
De uma banda vinda dos Estados Unidos em plenos anos setenta seria de se esperar que tivesse envolvida com o movimento Punk que se fazia sentir em quase todos os cantos do panorama musical americano da época. Mas não o som feito pelos Pere Ubu era pouco convencional e fugia aquilo que se poderia chamar Punk pelo menos ao Punk mais convencional. Fazer uma dissertação sobre o som desta banda seria possivelmente um trabalho hercúleo. Embora o primeiro álbum da banda The Modern Dance seja um álbum de garage rock o estilo da banda não se resume ao garage. O seu som possui imensas esquinas onde se podem encontrar géneros tão distintos como krautrock alemão ou surf rock dos anos 60. Os Pere Ubu foram associados ao post-punk antes de haver uma palavra capaz de descrever esse género musical.
Os Pere Ubu continuam até hoje em digressão embora o único músico da formação original seja David Thomas.
No próximo dia 16 de Fevereiro os Pere UBu passam por Portugal mais precisamente na Casa da Música se quiser ver um pedaço da história da música em acção vale a pena arranjar bilhete.

Sem comentários: