quarta-feira, 25 de abril de 2007

Xiu Xiu


Os Xiu Xiu são mais uma das bandas que me chamou à atenção pelo seu Indie Experimental que foge à música mais mainstream. Mas não se pense que a música feita por estes dois rapazes e esta rapariga de San Francisco é apenas mais um aglomerado de sons que não fazem sentido. Muito pelo contrário os temas desta banda são bastante densos e as suas letras centram-se em temas tabos como a guerra, a sida, religião e a própria morte. O album mais recente da banda "The Air Force" album produzido por Greg Saunier dos Deerhoof que também toca em algumas músicas, é uma crítica à força aérea americana e à destruição causada por esta. Crítica esta feita em forma de paródia.

Os membros da banda tem sido rotativos com excepção do vocalista da banda Jamie Stewart. Os membros actuais da banda são Jamie, a sua prima Caralee McElroy e Ches Smith.

A música dos Xiu Xiu é uma mistura de vários gêneros Art Rock, música experimental, Post-Punk e Indie.

O seu trabalho mais recente é um album de covers e remixes. O disco um do album é um conjunto de covers das músicas da banda feitas por artistas como Oxbow, Sunset Rubdown, Devendra Banhart, Why? e Kid 606. O segundo disco é um conjunto remisturas de musicas da banda.


Curiosidade: A banda é fortemente influenciada pelo Post-Punk vindo da Grã-Bretanha do inicio dos anos 80, por bandas comos os The Cure e Joy Division. A prova do seu apreço por Ian Curtis é que estes escreveram uma música denominada "Ian Curtis Wish List" no seu album "A Promisse". Eles fizeram também um cover da música "Ceremony" que incluiram no seu EP "Chapel Chimes"

Sem comentários: