sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Rainha Joanna Newsom


Com o aproximar do concerto em terras lusitanas da Rainha do Freak Folk resolvi debruçar-me sobre a música desta menina que recusa ser chamada de inocente.

Joanna Newsom uma tocadora de harpa desde os seus sete anos consegue fazer magia ao dedilhar as cordas da sua harpa criando um som que apenas imaginávamos ser possível nos nossos sonhos mais longinquos. Interessada desde de cedo pela música estudou composição e teoria musical no Mills College na Califórnia.
Tendo feito a abertura de concertos para Will Oldham e Cat Power. Fez com que Will Oldham se torna-se um grande fã seu. Desde essas andanças conseguiu um contrato com Drag City a mesma label de Will Oldham. Em 2004 lançou o seu primeiro álbum The Milk-Eyed Mender. Desde logo aclamada pela crítica. Foi com este álbum que a conhecer ao mundo a sua voz singular, que parece a de uma criança cheia de inocência e pureza.

Depois de Milk-Eyed Mender Joanna teve a hipótese de entrar em tour com mais músicos pertencentes à realeza do Freak Folk, músicos como Devendra Banhart e Vetiver.

Depois de estar em tour decidiu dedicar-se ao seu novo álbum e já no final de 2006 o mundo teve hipótese de ouvir o álbum que finalmente confirmou Joanna Newsom como uma das melhores artistas de sempre.

Ys o segundo álbum de Joanna é uma espécie de ópera-folk. Neste álbum as músicas cresceram como a própria Joanna refere esta precisava de mais espaço para poder examinar os vários aspectos das novas músicas. Para esta ópera-folk esta juntou-se a uma orquestra com a qual gravou quatro das cinco músicas. Com a sua harpa Joanna corre vários temas como “Emily” a sua irmã mais nova.

Com ansiedade aguardamos o que Joanna Newsom nos guarda nesta passagem por Portugal.

Sem comentários: