domingo, 1 de abril de 2007

As Herdeiras de Polly Jean Harvey




Polly Jean Harvey é a rainha em título do rock alternativo. Herdeira directa da atitude roqueira de Patti Smith e da perturbação poética de Lou Reed, Harvey, com a sua vasta discografia conseguiu estabelecer-se como uma das mais influentes compositoras dos anos 90. No início da sua carreira liderou o trio PJ Harvey, que lhe entregava canções tenazes com amargura, poder e sentimento de abandono tão tipificado por ela no álbum de estreia Dry (1992). Dona de uma atitude em palco inigualável é sem duvida alguma a melhor vocalista dos anos noventa capaz de tocar múltiplos instrumentos todos com um enorme talento. É a dona do trono da música alternativa, mas que será alguém capaz de seguir as pisadas da actual rainha.

Karen O baptizada como Karen Lee Orzołek é a actual vocalista da banda de Nova Iorque os Yeah Yeah Yeahs é uma das fortes candidatas à coroa dona de uma voz muito forte e de uma atitude em palco que já lhe valeram comparações com lendas como Iggy Pop ou Patti Smith. Karen O é a principal responsável pelo sucesso dos Yeah Yeah Yeahs. No ano passado o cd demo “KO at Home” foi parar a Internet sem o consentimento da artista, mas graças a esse cd foi possível ouvir a menina Karen O a tocar a solo. Talvez a menina Karen O venha a enveredar por uma carreira a solo como a senhora Pj Harvey.

Uma vocalista que ainda agora chegou e já causa muito burburinho à sua volta é Jemine Pearl (vocalista dos Be Your Own Pet) talvez pela sua atitude muito punk rock e pelas suas alusões à troca de fluidos entre corpos.

Outra artista na linha de sucessão é Emily Haines a vocalista da banda Metric e membro em part-time dos Broken Social Scene. As suas influências incluem Carla Bley, Robert Wyatt e a própria PJ Harvey. Os seus talentos incluem uma incrível voz e o domínio perfeito do piano.

O nome de Cat Power aparece aqui de forma estranha pois esta artista não devia estar na linha de sucessão mas sim partilhar o trono com Pj Harvey. Chan Marshall o nome por detrás de Cat Power. Nasceu em 1972, filha de um pianista, desde muito cedo teve contacto com a música. Em Nova Iorque sob o nome de Cat Power, abriu muitos shows da cantora Liz Phair.

Também em busca de seguir os passos de Polly Jean estão Beth Ditto vocalista dos The Gossip, que recentemente chegou a fazer um dueto com Jarvis Cocker nos prémios dos NME de 2007. E também Shingai Shoniwa vocalista dos Noisettes que parece uma mistura da atitude de Karen O com a voz a inconfundível voz de Kele Okereke.

Sem comentários: