sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Indie Quê?




Indie rock (ou rock independente em inglês) é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos lançam-nos directamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na média, sejam consideradas bandas alternativas.
O estilo tem forte influência na década de 60, sendo a bateria o coração destas bandas.
Actualmente a palavra Indie está mais associada com a subcultura associada a este tipo de música, moda, modo de estar e crenças. A cultura indie tenta fugir a tudo o que é mainstream. Uma das crenças de um indie é estar contra tudo e não ter nada como garantido. A cultura indie está associada à cultura DIY( Do it yourself).



A música Indie
O grande "boom" indie rocker, surgiu no meio da década de 90 quando se sentia uma crise musical no movimento rock alternativo depois do final do movimento Grunge a quando da morte de Kurt Cobain. O Indie Rock surgiu na Inglaterra, quando bandas como Oasis, Blur e Placebo ganharam as paradas de sucesso em vários países, com essa popularização tais bandas foram consideradas também ícones do chamado Britpop.
No começo dos anos 2000 o sucesso das bandas americanas The Strokes e White Stripes colocaram de novo no cenário a curiosidade a cerca das bandas "indie rock" e logo ganharam os holofotes da média.
Actualmente várias bandas surgem e fazem sucesso entre os jovens da geração 2000: Arctic Monkeys, The Killers, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs e Bloc Party, são alguns nomes que representam o novo cenário da música indie.
Infelizmente a proliferação desse estilo de música fez-se seguir de uma leva assustadoramente grandiosa de bandas pseudo-indies, ou seja, grupos que simplesmente aproveitam-se da nova "onda do momento" e copiam sem qualquer pudor grupos de sucesso do passado ou até mesmo bandas da era 2000, mas que já são consideradas antigas haja vista a grande velocidade da internet e seu esplendoroso poder de proliferação de sons e imagens das novas bandas.
De qualquer forma, a música "indie", "alternativa", é um maravilhoso conjunto de vozes, baixos, teclados, guitarras e baterias que podem traduzir fielmente o espírito libertino e sensível de garotos/garotas que adoram se vestir "bem" e tocar músicas simples, mas capazes de explorar os mais variados sentimentos em 3'30.



A roupa Indie
A característica principal do estilo indie é o foco em tudo o que seja único e individual, que é conseguido através da moda do anos 70 (Rock e Punk) e dos anos 80 (New Wave).
A roupa comum dos indies inclui a t-shirt às riscas e debotada, as calças apertadas e os ténis vans ou all-star.



Em resumo ser Indie é ser livre e ouvir boa música

7 comentários:

patiXa_ disse...

Gosto desse som =]

FORA COM OS PSEUDOS!!! xD

missMadness disse...

Indie e DIY nao sao a mesma coisa, no meu ponto de vista!

Até porque indie é considerado um género musical, enquanto que o Do It Yourself (DIY) é já mais o método como as bandas trabalham, não tem a ver com a característica do som em sim.

Não diria que estes dois estão associados. Como tu podes ver, há um enorme numero de bandas indie que socorrem a record labels para lhes fazerem o trabalho.

Só mais uma coisinha:

Em resumo ser Indie é ser livre e ouvir boa música.

Achas mesmo que só as pessoas que OUVEM indie são livres e ouvem boa música? ;)

Qualquer pessoa é livre! E os gostos... não se discutem.

*

Indie Style disse...

Podes ir procurar mais algumas sobre indie na internet, vais reparar que que indie não é só um genero musical pois como genero musical existem imenso generos musicais com indie no indie rock, indie pop, indie blues etc.
Procura no google "Indie Culture".
Eu kuando falo em diy não falo nas bandas mas sim nos amantes do indie.

missMadness disse...

Bolas, o rock também é uma cultura. O pop também é uma cultura. O heavy metal, o death metal, o speed metal, o trash metal, são tudo culturas diferentes. Sons diferentes, culturas diferentes. A noção de cultura da-se em psicologia...

Anyway, continuo sem entender porque falaste em DIY.

*

Anónimo disse...

concordo ca debora. desde quando é que os estilos musicais sao impedidos de ter cultura, e so o indie é que a tem ? lollylops

o hiphop é, para mim, uma merda, e tem uma cultura, seguidores, amantes, praticantes que nunca mais têm fim.

os unicos que não têm cultura sao os fakes. os que dizem gostar e dizem sentir algo por estar na moda ou por outros motivos que me sao desconhecidos. aindabem.


pissdrunk for life.

Anónimo disse...

Esqueceu de mencioar as bandas indies DE VERDADE, tipo Sonic Youth (PRINCIPALMENTE), Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine, Husker Du, Dinosaur Jr, Pixies, Big Black, etc etc etc!

Anónimo disse...

i love indie rock