sexta-feira, 12 de novembro de 2010

João Manuel Serra (1931- 2010)


Aos oitenta anos uma parte de Lisboa faleceu, João Manuel Serra o homem conhecido por todos os Lisboetas como o “Senhor do Adeus”.
Durante anos João Manuel Serra foi até à Praça Duque de Saldanha para acenar até às pessoas que por ali passavam. Era nesse local que tentava expurgava a solidão que o afectava. Nesse local acenou ao longo da sua vida a milhares de pessoas a maioria fazia questão de lhe apitar e retribuir o comprimento.
João Manuel Serra não se identificava com a alcunha que lhe foi dada, segundo ele, era o senhor do Olá.
Nos últimos meses tinha uma rubrica na Rede no canal Q onde fazia critica aos filmes que, todos os domingos assistia no cinema do Saldanha com o seu amigo e realizador Filipe Melo. O próprio escreveu no blog que criou para partilhar as opiniões cinematográficas de João Manuel Serra, o seguinte comentário em relação às suas idas ao cinema com João Manuel Serra “os Domingos à noite eram o oásis da nossa semana”.
Na passada noite realizou-se uma homenagem onde centenas de Lisboetas se juntaram na praça que João Manuel Serra conheceu durante tantos anos, para um último adeus.

Sem comentários: