terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dave "Maximum Balloon" Sitek


Para aqueles não familiarizados com o conceito spin-off, o mesmo pode ser definido como um trabalho que derive de um outro já existente, ou seja usando o exemplo da televisão, um spin-off acontece quando existe uma mudança brusca da narrativa que altera o foco da mesma. Por exemplo deixa de se focar num conjunto passando a focar-se apenas num dos personagens desse conjunto. Dito isto pode-se afirmar que o mais recente trabalho de Dave Sitek cumpre todas regras para que o mesmo não se possa definir como um verdadeiro spin-off dos TV on the Radio como se vai ver a seguir.
Antes disso é preciso referir que as aventuras extra conjugais de Sitek são bem conhecidas, para citar alguns exemplos podemos referir os trabalhos de produção de bandas como as Telepathe, os Liars ou talvez o mais conhecido trabalho com os Yeah Yeah Yeahs.
Voltando ao busílis da questão a verdade é que o álbum homónimo, “Maximum Balloon” nunca chega a colocar Dave Sitek num foco solitário, neste álbum Dave Sitek aparece sim como o organizador da festa barra mestre de cerimónia. Neste trabalho Sitek fez questão de se reunir com muitos dos seus colegas de andanças.
Outro factor que o impede realmente de ser um spin-of é a fatia do álbum referente à participação dos seus colegas de banda Tunde Adebimpe, Kyp Malone e também da sua amiga Karen O vocalista dos Yeah Yeah Yeahs, que não foge quase nada ao trabalho que Sitek faz com os Tv on the Radio.
As suas viagens para terrenos mais verdes neste álbum fazem-se na companhia de pessoas como o lendário David Byrne, Yukimi Nagano dos Little Dragon ou ainda Theophilus London.
A este álbum faltam alguns argumentos para que se possa colocar o mesmo, no mesmo patamar dos seus álbuns com os Tv on the Radio, contudo não deixa de valer bastante a pena conhecer estas viagens de Sitek e seus amigos.

Sem comentários: