sábado, 1 de maio de 2010

Indie Lisboa #3


Traces of a Diary - Fragmentos de um Diário

Um filme por Marco Martins e André Príncipe



O filme de Marco Martins e André Príncipe, mostra-nos um Japão que choca com a nossa imagem ocidentalizada do mesmo. Neste filme os autores transformam este Japão de realidade ilusória e grandeza subliminar no protagonista da sua viagem estilistica.

"Traces of a Diary" é uma visão colectiva de um grupo de fotografos que retrata uma realidade concreta de uma sociedade abstracta.

Os autores do documentário através da fotografias dos fotografos japoneses criam uma imagética de uma cidade repleta de fantasmas.

Para além da acção da cidade sobre os fotografos analisa-se aqui também acção dos fotografados sobre os fotografos e também a fotografia com objectivo em oposição ao acto de fotografar por fotografar. E todo o processo criativo por detrás de uma fotografia.

Analisam-se aqui as diferentes faces da fotografia praticadas por estes fotografos japoneses desde o street snap, ao voyeurismo até à obsecividade fotográfica de Araki.

Todo o filme se desenrola com uma estética a preto e branco que retira o ruído da cor ao filme que permite uma noção mais crua das imagens, por outro lado a filmagem agressiva de angulos fecahdos e movimentos alucinante ferem o espectador retirando-lhe o papel de espectador passivo.

Trace of a Diary é uma viagem a um Japão preso a uma meta realidade apenas vislumbranda por alguns eleitos.

Sem comentários: