quarta-feira, 14 de abril de 2010

MGMT - Congratulations

Se os MGMT são em 2010 mundialmente conhecidos e as suas músicas podem ser ouvidas em anúncios ou bandas sonoras de todos os géneros. Esse reconhecimento dos média e do público em geral é devido a “Oracular Spectacular” o clássico de 2008.
Quem estava à espera de uma continuação da festa hedonista do primeiro álbum da banda, pode esquecer os riffs abertos e a leviandade pop que tinha marcado a banda até aqui.
Os MGMT conheceram a fama de perto e segundo os mesmos não gostaram do que viram. Resolveram em 2010 mostrar que amadureceram e acabaram com regozijo, para se dedicarem à obra ilustre que é “Congratulations”.
No segundo álbum da banda, os poderosos singles foram substituídos, por um álbum conciso e unificado em si mesmo menos acessível e por vezes obscuro.
Os MGMT alternam neste álbum entre as poderosas orquestrações e faixas de uma intimidade brutal.
O álbum começa com a faixa “It’s Working” e desde logo somos a apresentados à nova atitude da banda. O título da faixa remete ao termo utilizado pelos surfistas quando as ondas são perfeitas. Nesta faixa a dupla navega em ondas psicadélicas que nos remetem para bandas que ficaram perdidas nos verões dos anos 60.
O álbum segue com faixas “ Song for Dan Treacy” onde a banda faz referência ao membro constante dos “Television Personalities”e a balada “Someone’s Missing.
Num álbum sem singles “Flash Delirium” é o single do álbum. Uma faixa que se multiplica em várias secções que alternam em géneros e referencias. Começa lenta e vai crescendo e transmutando-se desde o lo-fi até composições sónicas pop, que derivam da mente de um Phil Spector.
“Found a Whistle” é uma história de fantasia de um homem em busca de algo que se ultrapassa a si mesmo.
Chegamos então a “Siberian Breaks” a coluna dorsal do álbum. “Siberian Breaks” são doze minutos épicos, onde podemos ouvir desde os Pink Floyd de Syd Barrett até vocalizações que relembram um Cohen em inicio de carreira. Já era conhecida a ligação da banda a Leonard Cohen desde que sugeriram fazer a cover de “Songs of Leonard” com Beck. Depois de Siberian Breaks esta ligação foi confirmada numa simbiose artística singular. Depois de Cohen temos uma viagem pelos tempos de Woodstock onde a magia paira no ar.
Segue-se então a ode ao mestre Brian Eno. Uma história de magia, onde este seus discípulos perseguem o grande mago no meio de uma catedral obscura.
Quase a terminar ouvimos “Lady Daga’s Nightmare” uma música que de ser a música que maioria esperaria tendo em conta o seu titulo. Nesta faixa a dupla cria camadas instrumentais que nos levam numa viagem que começa meiga e termina com sons sónicos próximos do terror.
Para além de ser o título do álbum “Congratulations” é uma faixa que serve de refúgio e que encerra o álbum, aqui Andrew e Ben reflectem sobre si mesmo e terminam o álbum com um merecido parabéns a si mesmos.
O álbum “Congratulations” será um álbum de ruptura, aqueles que amaram o espectáculo que foi “Oracular Spectacular” possivelmente não ficaram para ouvir “Congratulations” à aqueles que ficarem para ouvir estará à espera uma viagem mágica por sons psicadélico que fazem parte da história.

3 comentários:

João disse...

Sem duvida um albúm genial, mal ouvi a primeira faixa vi logo que não ia ser nada parecido com o oracular, o que me agradou bastante hehe

Alexandre Pereira disse...

Também concordo, o álbum é bastante diferente o seu anterior, no entanto, ganha numas coisas e perde noutras.

Tal como dizes, já não encontramos as fantásticas melodias de nos pôrem a dançar e a bater o pé como em Oracular Spectacular, mas no entanto, esse disco era pouco mais do que 5/6 músicas completamente estonteantes, perdendo-se em conteúdo.

Por outro lado, Congratulations, é coeso mas fraco em melodias que transpirem a emoção e o frenesim que algumas faixas do primeiro álbum nos oferecia.

Dito isto, será que o resultado não vai ser o mesmo? Continuam frescos e originais, mas a falhar em alguns campos que possam tornar os seus trabalhos mais completos.

Abraço

Indie-Go! disse...

ainda bem que ha blogs como o teu, olha o que este mediocre pseudo critico de musica disse no unico apontamento sobre o novo album dos mgmt: http://www.planeta-pop.com/2010/03/noticias.html