segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Cinema da Última Década #1

Les Chansons d'Amour (As Canções de Amor)
Christopher Honoré, 2007


Louis Garrel é o homem que procura o amor que a morta lhe roubou. Uma narrativa estimulante que se mistura com ideias pop que se desmultiplicam numa história onde Louis Garrel é o rosto e Alex Beaupain a voz do amor.




Control
Anton Corbijn, 2008


Nos anos oitenta Anton Corbijn foi o responsável através das suas fotos por criar uma imagética para os Joy Division. Nesta década Anton voltou aos Joy Division e trouxe Ian Curtis para todo um novo público. Neste filme o mito é deixado de lado e é a pessoa que vemos nesta pelicula a preto e branco.




De Battre Mon Coeur S'Est Arrêté (De Tanto Bater o Meu Coração Parou)
Jacques Audiard, 2005


Jacques Audiard através de Roman Duris mostra a luta interna de Tom entre a lealdade para com o seu pai e o amor pela arte deixado pela sua mãe. Pelo meio Tom encontra a sua resposta numa professora que não percebe nada do que este diz.




Lost in Translation
Sofia Coppola, 2003


A história de duas almas perdidas numa terra que não compreendem. E que encontram um ombro amigo do outro lado do Atlântico. Um filme que mostra que a amizade não se prende por factores geográficos.




Little Miss Sunshine
Jonathan Dayton e Valerie Faris, 2006


Neste filme Jonathan e Valerie pegam na tradição americana de road movie e levam uma familia mais disfuncional do que esta tenta mostrar, numa viagem que não os vai deixar inalterados. Uma das melhores comédias desta década banhada por uma banda sonora extraordinária.




The Tracey Fragments
Bruce Macdonald, 2007


Neste drama canadiano Ellen Page é uma jovem que sofre com os abusos na escola e a negligência em casa. O filme mostra através dos diferentes fragmentos a vida desta jovem nada normal. A banda sonora é da responsabilidade da banda canadiana Broken Social Scene.



La Stanza del Figlio (O Quarto do Filho)
Nanni Moretti, 2001


Este que é o filme mais aclamado de Nanni Moretti, é também o mais pungente olhar sobre a dor da perda. Um drama sobre uma familia que tem de resdescobrir a vida depois da morte de um filho.

1 comentário:

V. Teles Fernandes disse...

Incrível, fazem todos parte da minha lista de preferidos. O único que me escapou e vou ver assim que puder, é esse Tracey Fragments.
Feliz Natal!!