sábado, 5 de dezembro de 2009

27 de Novembro, Cabaret Maxime: Youthless


Por volta da meia-noite e com uma sala já bem composta. A sala mais kitsch de Lisboa prepara-se para uma odisseia cósmica.
Aos Ur MA que desvirginaram o palco nessa noite coube a tarefa de quebrar o gelo. O público do Maxime assistiu sentado à irreverência do vocalista e ao rock suado da banda. Os comentários acutilantes e a extravagância do vocalista não foram suficientes para acordar o público que se manteve sentado nas suas mesas durante toda a actuação da banda. Terminada a prestação dos Ur Ma o palco preparou-se para receber os protagonistas das noite.
Por detrás da cortina prateada saem Alex e Sab e pela primeira vez nessa noite o público levanta-se e junta-se ao pequeno palco.
Apresentando compostura nada a habitual ao duo, começam-se a ouvir primeiras batidas e depressa aqueles dois rapazes bem vestidos dão lugar a dois animais de palco. Aquecido o público, Alex dirige-se às massa para comunicar que esta é a noite Telemachy e são os sons do mesmo que se vão passar a ouvir.
E é então que o rock homérico de Telemachy inunda o Maxime com as suas linhas de baixo que se desmultiplicam e a bateria alienada de Alex.
A loucura sónica da banda que pôs o público a dançar e sala a tremer, tendo sempre cuidado em não ultrapassar os 90 watts não fosse o quadro eléctrico da casa ir abaixo.
Embora a noite tenha sido sobre a exploração dos territórios psicadélicos de Telemachy, foi ainda possível assistir a uma improvisação de Alex ao som de Wavves.
Apesar dos problemas técnicos de som se terem acumulado, esse facto não absteve a banda de proporcionar aos presentes uma experiência auditiva única. O ponto alto da noite foi durante a interpretação da revisão do clássico de David Byrne, Sab que sacrificava o baixo e Alex que destruía a bateria numa explosão sónica sem precedentes.
Saindo pela pelas cortinas prateadas por onde entraram, os Youthless deixaram uma sensação às pessoas que os viram nesse noite, uma sensação de que fizeram parte de uma história que está apenas a começar. Em palco ficaram os djs do site Bodyspace e os cinquenta melhores singles de 00.

Sem comentários: