terça-feira, 17 de novembro de 2009

xx


Por esta altura os The xx já não são uma novidade para ninguém, a impressa tratou de receber com pompa e circunstância o primeiro álbum da banda londrina.
Tantos foram os concertos dados por esta banda nos últimos tempos que o teclista e guitarrista da banda Baria Qureshi abandonou a mesma alegando exaustão.
Sem dúvida que o hype formado à volta destes rapazes acabados de sair da adolescência é grande e talvez este seja o momento mais alto das suas carreiras, mas um facto é inegável xx o primeiro álbum da banda é sem dúvida um fenómeno que merece ser ouvido.
Fugindo aos floreados, os The xx são uma banda sem dúvida influenciada pelo património dos Joy Division, isso é contudo um facto partilhado por imensas outras bandas. Mas ao contrário da maioria para os The xx os Joy Division são um ponto de partida e não um ponto de chegada.
Embora não sendo talvez a banda mais inovadora desta década, as onze músicas de xx funcionam como todo dando origem a um dos melhores álbuns dos últimos anos.
Para além natureza joydiana da banda é possível escutar no álbum forte influências de um R&B longe daquele que se ouve nas rádios. A espinha dorsal dos The xx é um R&B casto sentido no soul das vozes.
Esquecendo especulações de grandeza em relação a este trio, vale a pena aproveitar estas canções que não se gastam e não canção de nos surpreender.

1 comentário:

M. disse...

consegui ve-los em Paris.
hurray for the kids