sexta-feira, 16 de maio de 2008

"Revolver"


Estávamos no ano de 1966 e os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo, “Revolver” o álbum faria a transição entre os “Fab-Four” e o psicadelismo de “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” acabava de sair. Era em “Revolver” que ouvimos pela primeira “Love to You” uma das músicas compostas por George Harrison para este álbum e é nesta música que somos apresentados pela primeira às influencias da cultura indiana que viria a fazer parte do trabalho da banda daí para a frente.
Mas em “Revolver” os bigodes e as barbas ainda não apareciam sendo o fato e gravata ainda a indumentária de eleição.
O álbum “Revolver” inaugurava todo um novo som para os Beatles, o pop que se ouvia era ousado e incrivelmente pesado para a época.
O crescimento musical dos rapazes de Liverpool não foi de todos algo inesperado, nos meses que antecederam o lançamento do álbum Paul McCartney mantinha um relacionamento com Jane Asher a musa de “For no One” e era o membro dos Beatles mais ligado às artes. Por sua vez John Lennon ainda longe de conhecer Yoko Ono que o faria dedicar-se à cultura avant-garde, passava os dias a fumar Haxixe. McCartney ocupava o seu tempo a ver peças de teatro e outras artes performativas, foi nesse meio que conheceu Allen Ginsberg e mais tarde o apresentou a John. Allen Ginsberg é nos anos sessenta uma figura incontornável depois do seu poema “Howl”, mas para além de Ginsberg outro homem que seria uma grande influencia para os Beatles de “Revolver” seria Timothy Leary, o psicólogo que se dedicou ao estudo do efeito do LSD na consciência do individuo.
Era assim que se começava a gravar “Revolver” na plena loucura criativa da dupla Lennon/MacCtney, para além da dupla o papel de George Harrison como compositor aumenta exponencialmente com três canções compostas para este álbum. Os sons ouvidos em “Revolver” eram na época considerados batidas desafinadas misturadas com sons atípicos que desafiavam o ouvido humano. Mas era no meio de consumo psicotrópicos que surgiam hinos psicadélicos como “Eleanor Rigby”. A noção de música pop conhecida por todos nós hoje em dia é sem dúvida graças às catorze músicas de “Revolver”. Este era o álbum que abria as portas para a vaga de psicadelismo que se viria a sentir nos anos seguintes, sem esquecer que foi este o álbum que precedeu “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” o álbum que tornaria os Beatles os ícones da cultura pop que hoje são. Louvado Seja Deus.

Sem comentários: