domingo, 16 de março de 2008

Os Fragmentos de Tracey


Na próxima semana vai chegar aos cinemas portugueses (pelo menos a alguns), o filme “Os Fragmentos de Tracey”. O filme pôde ser visto no Festival de Internacional de Berlin onde gerou várias critica positivas. No filme o papel de Tracey é representado por Ellen Page, a canadiana tornada famosas pelo papel de adolescente grávida no filme “Juno”. Embora o papel de Page continue a ser o de adolescente angustiada, a narrativa deste filme em nada lembra o filme de Jason Reitman. Tal como o título do filme o refere, Bruce McDonald traz um filme onde a narrativa é fragmentada e onde o espectador não tem um trabalho facilitado.
“Os Fragmentos de Tracey” segue a vida da jovem Tracey que não é uma comum rapariga de 15 anos, como esta pensa ser. A vida Tracey arrasta-se entre os constantes abusos e negligencias que esta sofre tanto na escola como em casa. Mas quando esta tenta lutar contra frustração que tomou a sua vida o filme transforma-se num “one woman show” onde Tracey toma conta do grande ecrã.
A banda sonora deste filme essencialmente canadiano conta como não poderia deixar de ser com os canadianos Broken Social Scene, que conseguem dar uma visão de uma cidade canadiana claustrofóbica.
Este filme em com conjunto com o filme de Gus Van Sant “Paranoid Park” fazem parte de um novo género do cinema indie focado nos dramas da adolescência que não são para adolescentes.

Sem comentários: