sábado, 8 de março de 2008

O Indie e a World Music


Para quem não está familiarizado com o nome DeVotchKa posso dizer, que esse é o nome da banda serve banda sonora à viagem da pequena Abigail até ao concurso “Little Miss Sunshine”. Mas esta já não é a banda de actuava em vários espectáculos de burlesco nem a banda a quem os Arcade Fire deram uma mão. Os DeVotchKa depois de muitos anos de estrada, atingiram a maturidade merecida com o seu sexto álbum “A Mad and Faithful Telling”. As suas influências do world music, que se estendem desde as músicas ciganas, a música de leste ou bolero estão ainda mais presentes neste novo álbum de originais. A fusão de géneros é perfeita, todas as suas influências confluem perfeitamente com a identidade Indie da banda. E é ao vivo que toda a dinâmica da banda pode ser melhor apreciada, os quatro membros da banda dividem-se em múltiplos instrumentos formando uma verdadeira festa em palco. Os DeVotchKa são a banda capaz de unir os ouvintes da nova world music e os fãs da nova Folk, não será portanto de estranhar encontrar os DeVotchKa numa playlist depois dos Gogol Bordello e antes de Sufjan Stevens.

myspace: http://www.myspace.com/devotchkamusic



Começa a tornar-se monótona esta constante referencia a bandas vindas de Brooklyn nestes últimos meses, mas é preciso salientar a qualidade das bandas vindas de Brooklyn nestes últimos tempos, para comprovar esta teoria estão os Yeasayer. Foram descobertos pelo mundo no festival SXSW, dando que falar em 2007 depois da sua actuação no festival texano e do lançamento de “All Hour Cymballs”.
O som da banda é caracterizado pelas influências do rock mais arcaico, o gospel e os blues das bandas dos anos 50 fazem parte da estética da banda. Todas estas influências fundem-se com construções modernas como a utilização de sintetizadores ou electrónica presente nas músicas. O psicadelismo dos anos 70, é também uma peça fundamental da engrenagem dos Yeasayer, a colaboração de Brian Eno e David Byrne nessa década parece ser uma influência fundamental para banda que mais uma vez une o rock progressivo dos anos 70 ao Freak Folk da nossa década. É engraço o facto dos Yeasayer estar no meio termo entre os Talking Heads e os Animal Collective.

myspace: http://www.myspace.com/yeasayer

Sem comentários: