segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Depois do Punk, o Pós Punk
Estávamos no final dos anos 70 e depois de alguns anos onde bandas como os Sex Pistols, Ramones ou The Clash tinham caracterizado o panorama musical internacional gerando algo que no futuro viria a ser conhecido como a essência do Punk algo novo começa-se a desenvolver.
O Punk tinha despido o rock de tudo o poderia caracterizar, ao mesmo tempo dando-lhe uma velocidade e agressividade nunca antes assistidas.
Mas no final da década de 70, uma nova leva de artistas procurava algo mais deste estilo que tinha dominado essa mesma década, fugindo da veia mais rock do Punk este novos artistas servem-se de outros mecanismos para mostrar a sua arte. Indo buscando a inspiração a marcos da música underground das últimas décadas Velvet Underground, Frank Zappa, The Who ou mesmo ao pai/avô do Punk Iggy Pop. Todas estas bandas haviam quebrado barreiras do convencional através da sua experimentalidade da música.
Onde o Punk era niilista, estas bandas de Post-Punk eram muito mais artísticas e negras. As principais características deste novo género que começava a ouvir-se em alguns clubes das ruas do Reino Unido era a utilização de características associadas ao avant-gard para além de elementos de géneros tão díspares como o funk americano ou a dub music da Jamaica. Uma das principais quebras com o seu estilo de origem era a utilização de sintetizadores utilizados habitualmente na Krautrock.
Bandas como os Television ou Pere Ubu embora formadas antes da aurora do movimento Post-Punk foram mais tarde vinculadas com esse mesmo movimento. Marquee Moon dos Television embora lançado durante a grande força do movimento Punk possui todas as características do movimento Post-Punk.
A maior parte das bandas de Post-Punk devido à sua atitude mais negra e atípica foram renegadas para o underground nunca conseguindo atingir um sucesso perante as massas uma excepção que confirma essa mesma regra foram os Talking Heads que devido à sua incorporação do New Wave à sua linguagem Post-Punk tornaram-se num sucesso nas grandes massas.
Da primeira geração do Post-Punk fazem parte bandas como Public Image Ltd, banda esta filha de duas das principais bandas de Punk os Sex Pistols e os The Clash. Outras das bandas dessa mesma primeira geração foram os Magazine Banda de Howard Devoto.
A quando dos anos finais da década que havia dado notoriedade ao Punk, em Manchester o apresentar do programa “So It Goes” incluído na programação da Granada Television que foi responsável por documentar a sucesso do Punk iria ter um papel fundamental na criação de uma das maiores bandas de Post-Punk de sempre. Tony Wilson fundador da cena Madchester seria responsável pela contratação para a Factory Records a produtora de Wilson dos Joy Division a banda de Ian Curtis formada depois de um concerto dos Sex Pistols num clube em Manchester. O nome Joy Division faz referencia à zona onde a mulheres judias são “oferecidas” ao oficiais alemães.
A personagem que podemos associar a Ian Curtir vocalista dos Joy Division é sem dúvida o âmago do Post-Punk, é a imagem de um jovem fascinado por nomes como David Bowie, Iggy Pop ou Velvet Underground. Uma das principais características na personalidade deste jovem é o fascínio pela morte precoce que ele mesmo viria a perpetuar. Os temas mais frequentemente retratados pela voz de Ian a morte, isolação e alienação que faziam parte da cartilha das bandas de Post-Punk. O ano de 1980 via o final desta banda que viria a se tornar num mito depois da morte do seu vocalista.
O princípio desta década viu a criação de novas bandas e a perpetuação de outras. Por terras de sua majestade onde este estilo teve a sua principal influencia, teve como principais personagens os Gang of Four, Siouxsie & the Banshees, The Cure e os The Fall.
O meio da década de oitenta viu o desvanecimento do Post-Punk noutros subgrupos bandas como os The Cure ou os Siouxsie & the Banshees viriam a ser associados com o Ghotic Rock. Na América o movimento No Wave esteve desde logo ligado ao movimento Post-Punk um desses exemplos são os Sonic Youth.
Mas foi no começo dos anos 2000 que o mundo viu o renascer do Post-Punk sob a forma do Post-Punk revival, desta vez atingindo o sucesso das massas sob a forma de bandas como os Fanz Ferdinand, Maxïmo Park, Liars e os Interpol.
No próximo dia 6 de Novembro Portugal vai assistir a segunda passagem dos Interpol por terras lusas a esta banda na tradição mais “joy disiniana” possível
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