sábado, 26 de março de 2011

Wounded Rhymes


Chegada a hora de avaliar o segundo longa duração da artista sueca Lykke Li, a primeira impressão que nos chega de “Wounded Rhymes” é que esta rapariga que nos aqui é apresentada não é a mesma que em 2008 nos trazia um palete de música orelhudas que depressa inundaram as pistas de dança.
Se no primeiro álbum Lykke Li procurava em cada faixa conseguir encontrar o single com que pudesse conquistar o público que ainda desconhecia esta jovem sueca. Neste “Wounded Rhymes” a maturidade conseguida pela artista desde o lançamento de “Youth Novels” garante a Lykke Li um controlo muito superior do andamento do álbum. Neste segundo álbum existe uma cadência que não existia no álbum original da artista.
As canções que formavam o primeiro álbum da cantora garantiam apenas a designação de simpático ao álbum. Em “Wounded Rhymes” Lykke Li arrisca muito mais deixando para trás a pista de dança óbvia onde se situavam a maioria das canções originais. Aqui Lykke Li ganha uma textura rock e dá o corpo ao manifesto em cada uma das músicas, deste seu mais recente álbum. A pop minimalista que definia as canções do primeiro álbum deu lugar a uma apresentação mais dramática e pujante das músicas.
Contudo esta segunda tentativa da cantora não está isenta de falhas. A meio do álbum Lykke abre mão da pujança com que inicia o álbum, despindo as suas músicas de alguns artifícios, mostrando que é uma grande cantora Lykke Li revela nesta momento do álbum uma paleta incrível de emoções. Contudo é também neste momento que a cantora é mais frágil, perdendo por vezes o controlo. Contudo Lykke Li consegue salvar a pele graças à utilização grandiosa do reverb que lhe aconchega a voz.
Neste álbum repleto de contrastes Lykke Li alterna entre momentos de uma força sobre-humana e outros onde revela toda a sua vulnerabilidade.
Concluindo a escolha de Lykke Li em arriscar compensou, tendo dado a conhecer ao público um trabalho muito mais coeso e maduro que sem dúvida mostra um crescimento exponencial desta cantora sueca.

Sem comentários: