terça-feira, 29 de março de 2011

Emory Douglas

Emory Douglas é o principal responsável pela criação das imagens que definiram o Partido dos Panteras Negras, as imagens que fizeram parte dos seus cartoons e os seus posters são hoje consideradas umas das imagens mais icónicas de uma era tumultuosa nos que aos direitos da comunidade afro-americana diz respeito.
As suas imagens ajudaram a mudar a história americana, criando o ímpeto necessário que a comunidade afro-americana necessitava para reclamar os seus direitos como americanos.
Com os seus posters Emory Douglas trouxe a arte para as ruas como arma contra os seus opressores. Tendo se tornado uma inspiração para o movimento de street art que viria a aparecer muitos anos mais tarde.A arte surgiu na vida de Emory Douglas durante as suas entradas e saídas do reformatório, tempos mais tarde envolveu-se com o Partido dos Panteras Negras, posteriormente viria a se tornar no ministro da cultura do partido.
Durante o seu envolvimento com o Partido criou posters e trabalhou nas capas do jornal do partido. Numa altura em que uma grande fatia da comunidade afro-americana era iletrada, as imagens criadas por Emory Douglas tornaram-se na única forma de transmissão da mensagem do partido.O artista foi também responsável por criar imagens que se diluíram na cultura pop, um dos exemplos é a designação dada aos polícias americanos “Pigs”. Essa imagem foi criada como resposta aos polícias que atacavam as comunidades afro-americanas sem razão aparente.Hoje em dia ao analisar a comunidade graffiti Emory renega o formalismo da arte, dando mais importância à mensagem e ao ataque das organizações que continuam a oprimir as comunidades.Nos tempos de hoje em que se fala de esperança e que a América tem o seu primeiro Presidente negro, Emory continua a manter um cepticismo saudável a estes tempos.

Sem comentários: