domingo, 22 de março de 2009

Aquaparque



A música portuguesa tem apresentado sinais de crescimento, tanto em quantidade com em qualidade dos seus intervenientes. Os Aquaparque são um exemplo atípico do que se faz hoje em dia em Portugal. Não utilizando para se expressar a vertente rock muito presente nas bandas portuguesas actuais, os Aquaparque ignoram todos os pressupostos que se espera de uma banda lusitana, e isso faz deles talvez o projecto mais interessante desta terra de poetas.
O duo conheceu-se em Santo Tirso e assim começa a história dos Aquaparque, André Abel e Pedro Magina juntam-se para dar origem a um projecto diferente no panorama português.
O som do primeiro álbum da banda “É isso Aí”, por ser encontrado a meio de um encontro entre os Animal Collective e os Pop Dell´Arte. Com uma dimensão épica cada música é construída com fundamentos psicadélicos e pop destruturada e um rock espacial.
Uma coisa é certa este duo não tentou ir pelo caminho mais fácil, isso pode se ver nas canções que por vezes se fecham em si mesmas, afugentando o ouvinte mais incauto, até a estética do álbum renuncia aos padrões tendo sido escolhido deixar de lado o nome da banda e o titulo do álbum. Mas neste turbilhão de construções e desconstruções, os Aquaparque não esquecem a sua essência portuguesa, sendo que este primeiro álbum não se esquece de ir mostrando aqui e ali algo da história pop deste nosso pai à beira mar plantado. Este álbum é oficialmente a surpresa de 2009, e esperemos uma confirmação para a música que se faz neste pequeno país.

Sem comentários: