domingo, 5 de outubro de 2008

b (fachada) o português pouco tradicional


Se não é nome de grupo, nem sequer uma identidade então o que representa b (fachada) se não a designação do projecto mais interessante a mover-se no panorama underground português. b (fachada) é um meio para atingir um fim, e o fim é transmitir os contos do dia a dia, de uma forma extravagante sem deixar de ser contida no seu mundo, cada tema ecoa como se duma ode poética se tratasse.
No seu myspace b (fachada) descreve a sua arte como “folque muito erudita”, e são nessas palavras que pensamos quando ouvimos a guitarra em tudo portuguesa menos na forma a acompanhar a voz que lembra a do poeta que declama com língua tão afiada quanto certeira. b (fachada) é narrador e protagonista das suas pequenas histórias que vão desde a sua interacção com as mulheres e os prazeres da carne até à mais mundana das situações que acontece ao mais comum dos Zés ninguém.
Tendo como editora a Merzbou a editora portuguesa conhecida por disponibilizar sem custos os trabalhos dos seus artistas, editou já três trabalhos deste projecto. Sendo os mais recentes “b (fachada) Sings The Lusitanian Blues” e “Mini Cd (Produzido por Walter Benjamin)”. No primeiro b (fachada) comunga com os blues norte americanos sem nunca esquecer a identidade fincada portuguesa presente em todas as músicas. O clima de tropicalismo é metamorfoseado em algo freak que não esquece e que em cada música se comporta como uma moda tradicional portuguesa.
No segundo ep b (fachada) junta-se a Walter Benjamin colega de editora e de palcos para elaborar mais conjunto de “bonitas” canções. Aqui pela primeira vez ouvimos outra língua que não o português. Por alguns momentos somos expostos ao inglês da forma mais portuguesa possível. Neste álbum somos apresentados à violência doméstica, ao D.Pedro e à transexualidade de uma personagem fictícia ou nem tanto.
b (fachada) conseguiu construir para além de um som toda uma estética que se expande por tudo o que toca.


2 comentários:

Unknown disse...

Não só um dos nomes portugueses (underground, pois claro) mais promissores, é uma das maravilhas do netaudio, a música livre grátis e legal distribuída pela internet fora. A evolução desde o primeiro álbum (editado há pouco mais de um ano apenas) até aos dias que hoje correm tem sido fenomenal. Gosto da fachada que o b nos traz. Devia gostar mais gente também... =)

Rute Correia


PS - Gostei do blog, vai para o blog roll do meu... Tipo, agora!

M. disse...

vi-o na semana passada no lusitano clube com o samuel úria, com direito ao ep de ambos e a minha noite acabou a cantar. só o tinha ouvido por meios myspacianos e videos e afins, e a surpresa foi tao mas tao boa.