terça-feira, 1 de julho de 2008

Máquina do Tempo #2

O ano que se vivia era o de 1999 e estávamos a poucos meses do início de um novo milénio, mas antes do fecho das contas da década de 90, os The Dismemberment Plan tiveram tempo ainda de inscreverem o seu nome na história dessa mesma década com “Emergency & I”.
Para quem não se lembra ou nunca tenha ouvido falar os The Dismemberment Plan ou D-Plan para os amigos eram um quarteto de Washington, de Indie Rock conhecido pelas suas letras orelhudas e músicas cheias de energia. Embora vindos Washington e também pertencendo à escola do art-punk os D-Plan fugiam um pouco às bandas suas conterrâneas como os Fugazi ou os Jawbox que se mostravam muito mais hardcore. Os D-Plan por seu lado tocavam um indie rock típico da época com uma atitude jazzy, com as suas guitarras vibrantes e o ritmo de bateria imposto Joe Easley. Devido ao beats excitantes da banda a pitchfork chegou a chama-los de pais do movimento Dance Punk dando-lhes créditos pela explosão de bandas do género que se fez sentir no inicio dos anos 2000.
Foi em Outubro de 1999 que o penúltimo álbum da banda viu a luz do dia. Na concepção de “Emergency & I” as mais distintas influências parecem ter feito parte do processo de criação desde a soul até ao techno, Travis Morrison e colegas percorreram as suas prateleiras de vinis em busca do som certo para o álbum. Depois de encontrado o som para este álbum bastou juntar a voz pouco usual de Travis Morrison que parece colar-se perfeitamente nas doze músicas de “Emergency & I”. A guitarra e a batida parecem por vezes esbater-se na voz de Travis, que não sendo especialmente acutilante, é particularmente perfeita nos versos de “A Life of Possibilities”.
Seguindo uma abordagem simples e directa os D-Plan parecem ter se divertido bastante com a concepção deste álbum. E para história ficaram músicas como “You Are Invited” que ainda hoje não nos sai da cabeça com seu ritmo que serve de hino ao indie rock americano dos anos 90. É só pena que Travis Morrison não tenha sido propriamente feliz na sua carreira a solo.

Sem comentários: