segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Luck"


A série que traz o actor Dustin Hoffman para o pequeno ecrã é assinada por David Milch, o criador de Deadwood. O centro da narrativa de Luck é uma pista de corridas de cavalos, é esse o núcleo de onde se desenvolvem as múltiplas sub-narrativas da série. O ambiente e cenários remetem para os livros de Bukowski, menos crua mas com mesmo grau de cinismo que caracterizou a obra de autor norte-americano, a série descreve um universo contido em si mesmo e desconhecido para maioria das pessoas. A vida destes homens de olhos semicerrados focados nas pistas, onde se pode observar uma mistura entre a natureza primitiva e imprescindibilidade do jogo. Pode ser tanto uma bênção como um perigo para um argumentista, mas Milch que já deu provas do seu talento no passado, consegue gerir as emoções que formam nas bancadas na perfeição.
A série estreou no passado domingo no canal norte-americano HBO, casa de série como os Sopranos de quem a série de Milch rouba alguns requisitos estéticos.
O piloto da série contou com a realização de Michael Mann que nos últimos tempos tem colocado ênfase no estilo em detrimento da coesão narrativa. No piloto de Luck, Michael Mann parece ter recuperado a boa forma, a realização de Mann liga na perfeição com a escrita de Milch.
A série começa com Chester "Ace" Bernstein – a personagem de Hoffman – a sair da prisão depois de uma pena de três anos que Ace cumpriu para salvar os seus parceiros de negócios. O recém libertado parece focado em levar a cabo uma vingança contra esses supostos parceiros de negócios. Para além de Hoffman podemos também encontrar em Luck a personagem de Nick Nolte, um homem de uma certa idade que acha ter encontrado o cavalo que será o novo campeão das corridas. Mesmo que a série não tivesse mais nenhum incentivo, valeria a pena assisti-la simplesmente para poder assistir à actuação destes dois homens. Embora Hoffman não tenha tido muito tempo de antena no piloto, os momentos em apareceu mostram que Hoffman consegue actuar até com o saco enfiado na cabeça. A raiva contida no semblante de Ace quase estilhaçava o ecrã da televisão. Por outro lado o balbuciar de Nolte esconde um personagem que com certeza no futuro será um dos mais ricos da série.
Ao contrário de uma atitude “in your face”, Mich conta com a sua escrita literária para construir este mapa de narrativas que dá origem a Luck. Resta agora esperar que o público norte americano tenha paciência e deixe-se envolver por esta série que tem o potencial para se tornar um marco na história da televisão norte-americana.


1 comentário:

FeZInha ^.^ disse...

Estou super ansiosa pra ver a estreia de Luck, parece que vai ser uma excelente serie, quero muito saber como a mafia age sobre o mundo das corridas de cavalos, os seus donos, jogadores, apostadores...