segunda-feira, 24 de outubro de 2011

The Brandt Brauer Frick Ensemble - Pretend

A música techno é um género que até hoje não fez parte do cardápio musical do mynameisindie. Procurando a matriz do género consigo enunciar nomes como os Kraftwerk ou os Yellow Magic Orchestra, nomes como os destas duas bandas, são nomes capazes de excitar os meus receptores sensoriais e produzindo-me um efeito agradável, por seu lado a quase totalidade dos músicos techno no melhor dos dias a única coisa que me provocam é uma forte dor de cabeça. Mas acho que posso abrir uma excepção para o colectivo alemão The Brandt Brauer Frick Ensemble, o trio é formado nos músicos Daniel Brandt, Jan Brauer e Paul Frick. Daniel Brandt e Jan Brauer começaram a construir a sua música utilizando ferramentas exclusivamente electrónicas, com a adição de Paul Frick ao colectivo os limites criativos da banda expandiram-se, dando origem a um novo pensamento musical. A sua construção musical passou a ser acústica, e se analisarmos bem a música clássica não está assim tão longe do techno ambos os géneros são predominantemente instrumentais (pensando bem talvez esteja errado). A ideia da banda passou então a ser recriar os beats electrónicos com instrumentos clássicos. A verdade é que nada disto me excita particularmente pouco me interessa esta experimentação pouco útil. Contudo ouvi Pretend o primeiro tema do álbum Mr Machine e algo me despertou a atenção, no meio daquele pastiche vulgar algo me despertou o interesse. Na realidade tenho de dar crédito à banda, deve ser imensamente complicado criar as camadas melódicas tradicionais da música techno, utilizando apenas instrumentais. Não sei se para a semana ainda me lembrarei de Pretend mas por agora deixo-a aqui para vossa consideração.

Sem comentários: