quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dirty Beaches


Alex Zhang Hungtai é a persona doméstica do músico Dirty Beaches, filho de pais chineses nascido no Taiwan o músico dedica-se à recriação do imaginário Rockabilly norte-americano. Mas esta recriação não se faz de colagens plásticas a um imaginário ultrapassado, as suas construções musicais assentam numa estética lo-fi com tonalidades noir. A sua primeira longa duração Badlands traduz os cinco anos que antecederam o lançamento do álbum, os anos responsáveis pela formação da persona Dirty Beaches onde o artista foi lançado vários trabalhos ininterruptamente.
Neste primeiro álbum em vez de uma evocação de uma América esquecida, encontramos uma estética que envolve a melancolia que se espalha pelas canções do álbum povoada por ambientes onde as camadas de ecos são pinceladas por sombras.
Estes lugares negros transcritos no álbum levam-nos a vórtices psicológicos colados a uma estética Lynchiana que fazem parte deste universo com muito grão e ruídos distorcidos que este arquitecto de paisagens sonoras constrói como ninguém.


Sem comentários: