domingo, 9 de dezembro de 2007

Window City



O sexto álbum de originais dos irmãos Friedberger marca a primeira aparição de um dos irmãos na capa dos álbuns. Os The Fiery Furnaces são banda que mistura um enorme conjunto de influências e sons, os The Fiery Furnaces estão longe de serem mais uma banda de Indie Rock. O som dos FF assenta principalmente numa veia mais experimental e talvez até um pouco psicadélica. São donos de músicas com harmonias extremamente complexas que transformam excelentes singles orelhudos em complicadas audições.
Um dos problemas desta banda é o facto de sofrerem da síndroma de “Ryan Adams” todos os anos têm de lançar um álbum novo, o que transforma grandes álbuns em álbuns que não parecem acabados faltando consistência na sua maioria.
Mas por incrível que pareça um ano depois do lançamento de “Bitter Tea”, “Window City” aparece acabado, e extremamente bem acabado com uma consistência que faltava aos anteriores trabalhos destes dois irmãos. “Window City” tem um princípio, meio e fim bem definidos à medida que o álbum se desenvolve. Mais uma vez estes loucos arranjos que se fundem com harmonias densas devem-se ao génio de Matthew Friedberger, o cérebro por detrás dos FF. Os FF não tinham uma colecção de singles tão poderosa desde “EP”. O experimentalismo continua lá, os FF não deixaram de fazer as suas óperas Indie Rock mas a viagem já não parece fazer dores de cabeça e qualquer pessoa se pode aventurar por “Window City” sem se sentir enjoado a meio. O álbum começa com “The Philadelphia Grand Jury” a música que percorre durante cerca de sete minutos tudo o que The Fiery Furnaces são capazes desde os teclados até aos riffs de guitarra que caracterizam a loucura contida dos FF.
“Duplexes Of The Dead” é o principal do álbum é curto, mas inspirado o suficiente para mostrar o que este álbum tem de melhor, é também das melhores oportunidades no álbum de ouvir a voz de Eleanor Friedberger e como vale a pena ouvir a voz de Eleanor.
É por todas estas razões que “Window City” é o álbum que todos os fãs sabiam os The Fiery Furnances capazes de fazer.

Sem comentários: