segunda-feira, 30 de abril de 2007

Year Zero


Eu não som muito fã do Rock Industrial, mas gostei bastante do novo album dos Nine Inch Nails.

Year Zero é um album com um conceito bem definido. O album fala de um possível fim do mundo e um reinicio com uma mudança de rumo.
O novo album dos NIN marca um afastamento do Rock Industrial puro e duro indo em em direcção a um rock alternativo com componentes mais electrónicas. É um album muito coezo, que como Trent Reznor refere serve de banda sonora a um filme que ainda não existe.
È uma agradável surpresa dada pelos NIN.

Ps: Achei piada ao facto de ele ter expressado o seu desagrado em relação aos novos estilos do rock especialmente em relação à música EMO.

Novo Album dos Editors



Os Editors revelaram alguns detalhes do novo álbum que irá sair este Verão.



Denominado de "An End Has A Start" estará pronto a sair dia 25 de Junho e conta com um total de 10 músicas. O primeiro single do novo album será "Smokers Outside The Hospital Doors" e irá ser lançado dia 18 de Junho.

O alinhamento será o seguinte:

Smokers Outside The Hospital Doors
An End Has A Start
The Weight Of The World
Bones
When Anger Shows
The Racing Rats
Push Your Head Towards The Air
Escape The Nest
Spiders
Well Worn hand

Espero ansiosamente por este novo álbum. Desde o concerto no ano passado no Super Bock Super Rock que sou fã desta banda.

domingo, 29 de abril de 2007

Detalhes sobre o novo album dos Interpol


O album que irá suceder a "Antics" irá se chamar "Our Love To Admire" e é composto por 11 músicas. E será lançado nos Estado Unidos a 10 de Julho.

O alinhamento do Album

'Pioneer to The Falls'
'No I in Threesome'
'The Scale'
'The Heinrich Maneuver'
'Mammoth'
'Pace is the Trick'
'All Fired Up'
'Rest My Chemistry'
'Who Do You Think'
'Wrecking Ball'
'The Lighthouse'

A banda está confirmada para tocar no Super Bock Super Rock. Esperemos que tragam novas músicas para terras lusitanas.

Xerox Teens "No More"!



Não a banda não acabou apenas foi obrigada a mudar de nome.
A banda mudou de nome para XX Teens depois da companhia americana Xerox entrar em contacto os cinco membros da banda.
Pois é o material de escritório é mais poderoso do que a música.
Os ex-Xerox Teens são uma banda de Disco Punk com influências New Wave.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Rainha Joanna Newsom


Com o aproximar do concerto em terras lusitanas da Rainha do Freak Folk resolvi debruçar-me sobre a música desta menina que recusa ser chamada de inocente.

Joanna Newsom uma tocadora de harpa desde os seus sete anos consegue fazer magia ao dedilhar as cordas da sua harpa criando um som que apenas imaginávamos ser possível nos nossos sonhos mais longinquos. Interessada desde de cedo pela música estudou composição e teoria musical no Mills College na Califórnia.
Tendo feito a abertura de concertos para Will Oldham e Cat Power. Fez com que Will Oldham se torna-se um grande fã seu. Desde essas andanças conseguiu um contrato com Drag City a mesma label de Will Oldham. Em 2004 lançou o seu primeiro álbum The Milk-Eyed Mender. Desde logo aclamada pela crítica. Foi com este álbum que a conhecer ao mundo a sua voz singular, que parece a de uma criança cheia de inocência e pureza.

Depois de Milk-Eyed Mender Joanna teve a hipótese de entrar em tour com mais músicos pertencentes à realeza do Freak Folk, músicos como Devendra Banhart e Vetiver.

Depois de estar em tour decidiu dedicar-se ao seu novo álbum e já no final de 2006 o mundo teve hipótese de ouvir o álbum que finalmente confirmou Joanna Newsom como uma das melhores artistas de sempre.

Ys o segundo álbum de Joanna é uma espécie de ópera-folk. Neste álbum as músicas cresceram como a própria Joanna refere esta precisava de mais espaço para poder examinar os vários aspectos das novas músicas. Para esta ópera-folk esta juntou-se a uma orquestra com a qual gravou quatro das cinco músicas. Com a sua harpa Joanna corre vários temas como “Emily” a sua irmã mais nova.

Com ansiedade aguardamos o que Joanna Newsom nos guarda nesta passagem por Portugal.

Um Americano em Lisboa


No centro da capital do nosso querido país mais precisamente no Bairro Alto vive um dos músicos de uma das bandas com um dos sons mais difíceis de definir. A banda em questão são os Animal Collective donos um repertório extenso sendo o seu ultimo trabalho o álbum “Feels”.

Panda Bear, Noah Lennox para os amigos é um dos membros dos Animal Collective, mas nas horas vagas tem também uma carreira a solo com o nome de Panda Bear.
Nas suas actividades a solo já possui três álbuns o álbum homónimo “Panda Bear”, “Young Prayer” onde curiosamente nenhuma música tem título e o último álbum “Person Pitch” lançado recentemente.

Noah Lennox referiu que a cidade de Lisboa o influenciou a sua música no último álbum, pelo modo como se sente na cidade relaxado, calmo, sem pressas.

Noah diz também que é possível continuar a trabalhar com os Animal Collective e na sua música a solo a partir de Portugal.

E admitiu a até o gosto pela banda 4Taste.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Xiu Xiu


Os Xiu Xiu são mais uma das bandas que me chamou à atenção pelo seu Indie Experimental que foge à música mais mainstream. Mas não se pense que a música feita por estes dois rapazes e esta rapariga de San Francisco é apenas mais um aglomerado de sons que não fazem sentido. Muito pelo contrário os temas desta banda são bastante densos e as suas letras centram-se em temas tabos como a guerra, a sida, religião e a própria morte. O album mais recente da banda "The Air Force" album produzido por Greg Saunier dos Deerhoof que também toca em algumas músicas, é uma crítica à força aérea americana e à destruição causada por esta. Crítica esta feita em forma de paródia.

Os membros da banda tem sido rotativos com excepção do vocalista da banda Jamie Stewart. Os membros actuais da banda são Jamie, a sua prima Caralee McElroy e Ches Smith.

A música dos Xiu Xiu é uma mistura de vários gêneros Art Rock, música experimental, Post-Punk e Indie.

O seu trabalho mais recente é um album de covers e remixes. O disco um do album é um conjunto de covers das músicas da banda feitas por artistas como Oxbow, Sunset Rubdown, Devendra Banhart, Why? e Kid 606. O segundo disco é um conjunto remisturas de musicas da banda.


Curiosidade: A banda é fortemente influenciada pelo Post-Punk vindo da Grã-Bretanha do inicio dos anos 80, por bandas comos os The Cure e Joy Division. A prova do seu apreço por Ian Curtis é que estes escreveram uma música denominada "Ian Curtis Wish List" no seu album "A Promisse". Eles fizeram também um cover da música "Ceremony" que incluiram no seu EP "Chapel Chimes"

Joy Division

">

Aqui fica a música "Transmission" dos Joy Division para comerar o facto de Ian Curtis ir figurar na próxima capa da Blitz. Para que não conhece esta é a banda responsável por esta nova vaga de Post-Punk Revival, é a banda que serve de influência a bandas como os Interpol ou os She Wants Revenge.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

A Volta do Colectivo de Melbourne


Os Architecture in Helsinki tinham andado escondidos desde o álbum “In Case We
Die”em 2005 lançando apenas um álbum de remisturas entretanto. Mas parecem estar prontos para voltar em força com lançamento do seu novo álbum “Places like This”. Os Architecture in Helsinki prometem também começar a tocar as suas novas músicas na tour de Outono.

Os Architecture in Helsinki são uma banda de Indie Pop da Austrália. Composta por vários membros ao estilo dos Broken Social Scene e todos os membros tocam vários instrumentos. Os Instrumentos utilizados por esta banda são vários, vão desde os instrumentos mais comuns como guitarras, bateria e baixo, até instrumentos como a tuba, clarinete, trombone e até as próprias palmas.

Na minha opinião uma das melhores bandas a fazer um som Indie Pop.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Andam Animais à Solta

Esta é uma das minhas músicas preferidas, de uma das minhas bandas preferidas. Os Animal Collective com Leaf House

As Mentiras de 1 de Abril (que nós queriamos que fossem verdade)

Numa das minhas pesquisas na net onde procurava por informação sobre o festival Delta Tejo festival organizado pela música no coração (mesma organizadores do Super Bock Super Rock).
É um festival que pretende seguir o mesmo mote do Lisboa Soundz que se realizou em 2006, e se realiza na mesma altura do festival espanhol Benicàssim e promete trazer alguns dos artistas que se movem a terra espanholas. Na pesquisa sobre festival deparei-me com uma página do site Last-fm que mostrava o evento Delta Teja com o seguinte cartaz.

- Radiohead
- The Killers
- Wilco
- The Go! Team
- Animal Collective
- Simian Mobile Disco

O cartaz conta com nomes que irão passar pelo festival Benicàssim o único problema é que a música no coração ainda não revelou nenhum nome para este festival, logo esta informação trata-se possivelmente de informação falsa, para meu desgosto. Mas é sempre bom imaginar o cartaz do Benicàssim como algo parecido.

a tal página do Last-fm: http://www.lastfm.pt/event/193609

Se eu pudesse escolher um cartaz pegando em nomes confirmados para o Benicàssim escolheria algo do gênero:

Animal Collective
Antony And The Johnsons
Arctic Monkeys
Bright Eyes
Calexico
Camera Obscura
Dinosaur Jr.

domingo, 1 de abril de 2007

As Herdeiras de Polly Jean Harvey




Polly Jean Harvey é a rainha em título do rock alternativo. Herdeira directa da atitude roqueira de Patti Smith e da perturbação poética de Lou Reed, Harvey, com a sua vasta discografia conseguiu estabelecer-se como uma das mais influentes compositoras dos anos 90. No início da sua carreira liderou o trio PJ Harvey, que lhe entregava canções tenazes com amargura, poder e sentimento de abandono tão tipificado por ela no álbum de estreia Dry (1992). Dona de uma atitude em palco inigualável é sem duvida alguma a melhor vocalista dos anos noventa capaz de tocar múltiplos instrumentos todos com um enorme talento. É a dona do trono da música alternativa, mas que será alguém capaz de seguir as pisadas da actual rainha.

Karen O baptizada como Karen Lee Orzołek é a actual vocalista da banda de Nova Iorque os Yeah Yeah Yeahs é uma das fortes candidatas à coroa dona de uma voz muito forte e de uma atitude em palco que já lhe valeram comparações com lendas como Iggy Pop ou Patti Smith. Karen O é a principal responsável pelo sucesso dos Yeah Yeah Yeahs. No ano passado o cd demo “KO at Home” foi parar a Internet sem o consentimento da artista, mas graças a esse cd foi possível ouvir a menina Karen O a tocar a solo. Talvez a menina Karen O venha a enveredar por uma carreira a solo como a senhora Pj Harvey.

Uma vocalista que ainda agora chegou e já causa muito burburinho à sua volta é Jemine Pearl (vocalista dos Be Your Own Pet) talvez pela sua atitude muito punk rock e pelas suas alusões à troca de fluidos entre corpos.

Outra artista na linha de sucessão é Emily Haines a vocalista da banda Metric e membro em part-time dos Broken Social Scene. As suas influências incluem Carla Bley, Robert Wyatt e a própria PJ Harvey. Os seus talentos incluem uma incrível voz e o domínio perfeito do piano.

O nome de Cat Power aparece aqui de forma estranha pois esta artista não devia estar na linha de sucessão mas sim partilhar o trono com Pj Harvey. Chan Marshall o nome por detrás de Cat Power. Nasceu em 1972, filha de um pianista, desde muito cedo teve contacto com a música. Em Nova Iorque sob o nome de Cat Power, abriu muitos shows da cantora Liz Phair.

Também em busca de seguir os passos de Polly Jean estão Beth Ditto vocalista dos The Gossip, que recentemente chegou a fazer um dueto com Jarvis Cocker nos prémios dos NME de 2007. E também Shingai Shoniwa vocalista dos Noisettes que parece uma mistura da atitude de Karen O com a voz a inconfundível voz de Kele Okereke.